Novo Largo da Igreja de Canelas teve um investimento municipal de 327 mil €

Será inaugurado no próximo domingo, dia 30, às 11h45, o novo Largo da Igreja de Canelas.

segunda, 24 de junho 2024

Com o objetivo de revitalizar e dignificar o centro cívico de Canelas, o Município de Estarreja inaugura o novo Largo da Igreja de Canelas (Largo Francisco Bingre). Foi ampliado o espaço da praça, com redesenho da plataforma central, incluindo troços da Rua do Cabeço de Baixo e Rua Direita até à Capela da Nossa Sr.ª da Saúde e alteração da prioridade na circulação viária.  A intervenção neste espaço chave da freguesia teve um investimento municipal de 327.293,45€.

Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, salienta que “este largo há muito que precisava de reabilitação. Estava com ar de abandono, com um edifício em ruína que nada dignificava aquele centro urbano.” Nas suas palavras, esta obra “veio conferir-lhe um ar limpo, moderno e prazeroso, compatível com aquelas que são as exigências estéticas, de mobilidade e urbanísticas de hoje. O Largo da Igreja está lindo e o povo de Canelas bem que o merece.”

Os objetivos desta intervenção passaram pela requalificação e dinamização do Largo Francisco Bingre, conferindo-lhe uma nova imagem e utilização, com uma estrutura verde urbana. Para tal, foram demolidas duas construções (no Largo e na Rua Direita), permitindo a ampliação do espaço da praça, e redesenhada a plataforma central do largo, incluindo troços da Rua do Cabeço de Baixo e Rua Direita até à Capela da Nossa Sr.ª da Saúde. Também foi alterada a prioridade na circulação viária e colocado novo mobiliário urbano e nova iluminação.

No espaço exterior do edifício da Junta de Freguesia, os trabalhos incidiram na retificação das áreas do jardim e repavimentação, incluindo a zona da rampa de acesso automóvel.

A Câmara Municipal de Estarreja inaugura este espaço com uma nova imagem e utilização, este domingo, dia 30, às 11h45.