Obras no Rio Antuã e no Esteiro de Salreu arrancam esta segunda-feira

O objetivo é contribuir para a melhoria das condições de segurança de pessoas e bens, assim como para o restauro e conservação dos valores naturais.

segunda, 24 de junho 2024

A Câmara Municipal de Estarreja dará início à empreitada de obra pública de reparação de rombos e caminhos no Rio Antuã e no Esteiro de Salreu, que representa um investimento municipal superior a 248 mil euros. A obra inicia esta segunda-feira, dia 24, e tem um prazo de execução de 90 dias.

Devido à realização dos trabalhos, haverá constrangimentos à circulação nas zonas de intervenção e nas suas imediações, ajustando o acesso dos agricultores e dos trabalhadores. A visita aos caminhos e o acesso ao rio serão também limitados de acordo com os trabalhos em curso.

De relembrar que a intervenção de reperfilamento das margens do Rio Antuã e do Esteiro de Salreu e reparação dos caminhos, surge na sequência dos rombos do Baixo Vouga Lagunar (Esteiro de Salreu e percurso do Bioria em Salreu) que ocorreram durante o inverno de 2022.

O projeto divide-se em três zonas: Rio Antuã (inclui o rebaixamento da passagem junto ao Porto de Vacas); Esteiro de Salreu (inclui a instalação de válvulas de retenção de maré e comportas de canal); e Cais do Esteiro de Salreu.

As ações previstas irão contribuir para o reperfilamento do leito e margens, com a recuperação dos perfis longitudinais das margens, aumento da cota de coroamento e reposição dos caminhos que foram destruídos, de modo a proteger os terrenos agrícolas confinantes e infraestruturas.

O Município de Estarreja pede compreensão a todos os Munícipes e utentes das vias.

Mais informações desta empreitada aqui.