Programa de voluntariado “Juntos pela Floresta de Estarreja 2024”

quinta, 20 de junho 2024

Se queres fazer uma atividade útil, interessante, em prol de um bem comum (natureza e floresta) e também fazer amigos, aventura-te, veste a camisola e VEM SER VOLUNTÁRIO EM ESTARREJA, NA FLORESTA!

O Município de Estarreja apresentou a candidatura ao IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P.), e, por isso, se tiveres interesse, REGISTA-TE em: https://bdu.ipdj.gov.pt/

Fica atento ao site da Câmara Municipal, onde será divulgada abertura de inscrições e como podes fazê-la, caso o projeto se já aprovado.  As vagas são limitadas e obedece a uma seleção.

LOCAL - Concelho de Estarreja
DATAS - 8 a 26 de julho (descanso nos dias 13 e 20). Cada jovem deve garantir disponibilidade do início (8 de julho) até ao fim (26 de julho) do projeto.
HORÁRIO - 10h00 às 15h00 (5 horas por dia de voluntariado). O horário é continuo devendo cada jovem levar o seu almoço e almoçar no terreno, garantindo uma vigilância continua na área de intervenção da equipa em que está integrado.
DESTINATÁRIOS - Jovens com idade entre 14 e 30 anos (inclusive).
REQUISITOS - Saber andar de bicicleta, ter entre 14 e 30 anos, sentido de responsabilidade, gostar de "trabalhar" em equipa, gosto e respeito pela natureza, espírito de aventura e querer fazer amigos.
FORMAÇÃO INCIAL - receberás formação sobre floresta e prevenção de incêndios florestais, orientação em campo, alertas de incêndios rurais, prevenção rodoviária no uso de bicicleta e primeiros socorros.
ATIVIDADES - Vigilância ativa de bicicleta, alertas de incêndios, sensibilização da população, inventariação e recolha de resíduos em espaço florestal.
AGENTE DE PROTEÇÃO CIVIL E GUARDIÃO DA FLORESTA - terás o privilégio de contactar agentes de proteção civil locais e no final receber um certificado de participação.
DEVERES E DIREITOS - aplicáveis os do Regulamento do IPDJ.

Seguro de acidentes pessoais e bolsa paga pelo IPDJ (13 euros por dia).

COORDENAÇÃO - Gabinete de Proteção Civil e Florestal da Câmara Municipal de Estarreja.

Participa! Veste a camisola, a floresta de Estarreja precisa de ti!
Valoriza as tuas férias e faz novos amigos!