AME Estarreja: o que fazer esta semana?

Já sabe o que acontecerá esta semana em Estarreja? Música, cinema, passeios de bicicleta e botânicos, matinés dançantes, samba e muito mais para si e para toda a família. Aceite as nossas sugestões que constam na AME – Agenda Municipal de Estarreja.

quarta, 19 de junho 2024

O palco do CTE

A rubrica “Quintas de Cinema” regressa esta quinta-feira, dia 20, às 21h30, com o drama histórico “A Terra Prometida”, de Nikolaj Arcel. O filme remonta a 1755, onde o empobrecido Capitão Ludvig von Kahlen parte à conquista da dura e inabitável charneca dinamarquesa com um objetivo aparentemente impossível: fundar uma colónia em nome do Rei.

O público junta-se no teatro da cidade, no sábado, dia 22, às 21h30, para cantar os parabéns. Celebrar 19 anos intensos de espetáculos, workshops, residências artísticas, concertos, filmes e também conferências e conversas. Tudo isto na companhia de uma das maiores vozes da música portuguesa, Carminho, que apresenta o seu novo disco "Portuguesa", também produzido por si.

No domingo, dia 23, às 17h00, é tempo de ouvir cantar as crianças das escolas do 1.º Ciclo do concelho de Estarreja. No espetáculo musical “ESTalento”, os pequenos cantores sobem ao palco para nos encantarem com as suas canções preferidas. Este projeto desenrola-se no âmbito das AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular nas escolas do 1.º ciclo que são promovidas pela autarquia. Será certamente uma experiência única e especial para todos aqueles que estiverem a assistir. A entrada é livre.

Há mais uma obra de arte urbana em Estarreja para descobrir

Com a chancela do Laboratório de Aprendizagem Criativa, e desenvolvido na Escola de Pardilhó, esta quinta-feira, dia 20, às 17h00, os estarrejenses são convidados a assistir à inauguração do mural resultado do projeto “Falar para a Parede”.

Neste projeto de educação para a saúde, a arte é o mote para abordar uma temática sensível junto da comunidade escolar, nomeadamente o cancro, os respetivos fatores de risco e comportamentos saudáveis. Em sala de aula, e durante o ano letivo 2023/2024, 46 alunos do 9.º ano de escolaridade participaram em palestras, jogos, dinâmicas de grupo, workshops, que culminou com a criação do mural pelas mãos dos estudantes e que contou com o apoio e orientação da ilustradora Ana Mak.

Esta obra, que integrará no roteiro do ESTAU – Festival de Arte Urbana de Estarreja 2024, é resultado de uma parceria entre o Município de Estarreja, a Universidade de Aveiro e a Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC Nós, de Estarreja.

Espetáculo de ritmo, cor, alegria, qualidade, criatividade e exuberância

Numa espécie de “carnaval de verão”, o Troféu Nacional de Samba 2024 regressa a Estarreja este sábado, dia 22, e reunirá na mesma avenida as melhores escolas de samba dos principais carnavais de Portugal. O desfile começa às 22h, no Parque Municipal do Antuã. Nesta 12.ª edição da iniciativa, as escolas de samba que se sagraram campeãs do Carnaval, em Estarreja (Trepa de Estarreja), Ovar (Costa de Prata), Mealhada (Unidos da Tijuca), e Figueira da Foz (Rainha), onde existe classificação na categoria do samba, preparam-se para mais uma competição, desta vez, com peso nacional.

Partir à descoberta da natureza

O verdejante Percurso do Rio Jardim, com cerca de 2km, é detentor de uma grande diversidade florística. Neste passeio botânico, venha descobrir algumas das espécies de flora que tornam este trilho tão diverso, com auxílio do Guia da Flora do Baixo Vouga Lagunar. A não perder este sábado, dia 22, a partir das 09h30. O ponto de encontro é no Apeadeiro de Canelas. A participação é gratuita mediante inscrição prévia através do email visitabioria@cm-estarreja.pt ou do contacto 962 774 466!

A 9.ª edição do “Ria com Pedal” - Passeio de Bicicleta Estarreja – Murtosa – Ovar, organizado em parceria pelos três municípios, realiza-se este domingo, dia 23 de junho. Este ano com encontro marcado no Largo da Junta de Freguesia do Bunheiro, na Murtosa, o passeio irá percorrer os três concelhos que partilham fronteiras e a Ria de Aveiro, terminando no local do ponto de partida com um almoço-convívio. As inscrições encerram esta quinta-feira, dia 20.

Este domingo, dia 23, todos estão ainda convidados para dançar na Matiné Dançante que acontece no Largo Dr. Egas Moniz, em Pardilhó. As tardes são animadas com música ao vivo e o início está marcado para as 15h00. A iniciativa dirigida aos seniores tem o propósito de combater o isolamento, proporcionar momentos de convívio e promover o bem-estar social e físico desta franja da população, ao mesmo tempo que reforça a importância da participação dos idosos, amigos e familiares, contribuindo para o fortalecimento das relações familiares e sociais.

Este resumo é também um convite à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda do site do Município.