Intervenção no Rio Antuã e no Esteiro de Salreu

A Câmara Municipal de Estarreja adjudicou a execução da empreitada de obra pública de limpeza do Rio Antuã e de reparação de rombos e caminhos no Rio Antuã e no Esteiro de Salreu.

terça, 18 de junho 2024

Dividida em dois lotes, a empreitada foi adjudicada às seguintes empresas: à “PENELATERRAPLANAGENS - Desaterros e Terraplanagens, Lda”, o Lote 1 – “Reparação de Rombos e Caminhos no Rio Antuã e no Esteiro de Salreu”, pelo preço contratual de 248 281,30€ (acrescido de IVA); à “Construtora Paulista, Lda” o Lote 2 – “Limpeza do Leito e das Margens do Rio Antuã”, pelo preço contratual de 100 949,00€, (acrescido de IVA).

Requalificação de vários troços do Rio Antuã e do Esteiro

A intervenção de reperfilamento das margens do Rio Antuã e do Esteiro de Salreu e reparação dos caminhos, surge na sequência dos rombos do Baixo Vouga Lagunar (Esteiro de Salreu e percurso do Bioria em Salreu) que ocorreram durante o inverno de 2022.

O projeto divide-se em três zonas: Rio Antuã (inclui o rebaixamento da passagem junto ao Porto de Vacas); Esteiro de Salreu (inclui a instalação de válvulas de retenção de maré e comportas de canal); e Cais do Esteiro de Salreu.

As ações previstas irão contribuir para o reperfilamento do leito e margens, com a recuperação dos perfis longitudinais das margens, aumento da cota de coroamento e reposição dos caminhos que foram destruídos, de modo a proteger os terrenos agrícolas confinantes e infraestruturas.

Limpeza do Leito e das Margens do Rio Antuã

A intervenção no Rio Antuã, decorre a poente do centro da cidade, desde o Parque Municipal do Antuã até à foz do rio, numa extensão de 6300 metros, e tem como objetivo promover a execução de um conjunto de ações destinadas à prevenção de cheias, através da limpeza e reperfilamento do leito e margens, com a recuperação do perfil longitudinal das margens para a melhoria do escoamento do rio a jusante da cidade.

As obras irão contribui para a melhoria das condições de segurança de pessoas e bens.