AME Estarreja: o que fazer esta semana?

Já sabe o que acontecerá esta semana em Estarreja? Nos próximos dias, os estarrejenses recebem as Marchas Populares, os grandes concertos e as tasquinhas. E tudo acontece num só sítio: no Parque Municipal do Antuã. Já cheira a Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja!

quarta, 12 de junho 2024

As Festas começam hoje

Esta noite, dia 12, os estarrejenses são esperados no centro da cidade para assistirem ao tradicional desfile das Marchas Populares.  São 7 grupos a desfilar e um total de 752 marchantes e músicos, que vão encher a Avenida 25 de Abril e a alameda do parque de cor, brilho e música, terminando em arraial com o espetáculo do Miguelito da Concertina.

Irão desfilar as seguintes marchas: Fundação Cónego Filipe Figueiredo – “50 anos de Liberdade”; Associação Cultural e Recreativa Unidos do Agro – “As Ceifeiras”; Associação Cultural e Recreativa A Esteira de Veiros – “Há festa no cais”; Associação Recreativa e Cultural Grupo de Samba Os Morenos – “Festas dos Tabuleiros de Tomar”; Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes – “Os Lavradores”; Associação Cultural e Recreativa e Escola de Samba Vai Quem Quer – “Popularmente falando, bem-vindos à feira dos doces”; Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense – “Namoro à moda antiga”.

As Festas continuam até dia 16 e contam com quatro concertos imperdíveis e de entrada livre. O palco do Parque Municipal do Antuã recebe grandes nomes da música nacional que dispensam apresentações: Os Quatro e Meia (dia 13), David Fonseca (dia 14), Ana Bacalhau (dia 15) e Flaviana Borges (dia 16).

Na tenda das Tasquinhas vão acender-se as brasas e os fogões, pendurar balões e servir os melhores pratos com os sabores mais tradicionais. Ao longo de cinco dias, até domingo, as 12 associações têm a mesa montada para receber os estarrejenses. São elas: Rivers Estarreja BBC, Associação Desportiva Arsenal de Canelas, Mordomia Genuína, Associação - Eu’fêmeas, Associação Cultural e Recreativa - Man’donnas, GRES Trepa de Estarreja, Grupo de Carnaval Gresfa, Grupo de Carnaval Zsazsa's, Saias - Associação Recreativa, ACRES Vai Quem Quer, ACADOF - Associação Cultural de Amizade e Desporto Olímpico de Fermelã, Estarreja Andebol Clube e Clube Pimpónico.

Consulte a programação completa das Festas de Santo António, da Cidade e de Estarreja.

Há inscrições a decorrer. Fique atento!

No dia 16 de junho, domingo, quando o relógio marcar 16h30, a Casa Museu Egas Moniz abre os portões para lhe proporcionar uma viagem pelos espaços construídos e vividos por Egas Moniz. Inscreva-se nesta visita guiada pelos “Recantos do Marinheiro”, até dia 13 de junho, através do email museuegasmoniz@cm-estarreja.pt.

A 9.ª edição da iniciativa “Ria com Pedal” - Passeio de Bicicleta Estarreja – Murtosa – Ovar, organizado em parceria pelos três municípios, realiza-se no dia 23 de junho. Este ano com encontro marcado no Largo da Junta de Freguesia do Bunheiro, na Murtosa, o passeio irá percorrer os três concelhos que partilham fronteiras e a Ria de Aveiro, terminando no local do ponto de partida com um almoço-convívio. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 20.

Este resumo é também um convite à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda do site do Município.