Centro da cidade: vai avançar a obra de requalificação das Ruas Dr. José Justiniano e Dr. Dionísio de Moura

quinta, 06 de junho 2024

Com um investimento municipal a atingir os 527 837,65€ (valores com iva), a empreitada tem um prazo de execução de 12 meses e tem o objetivo de melhorar as condições de acessibilidade e de segurança para todos os utentes das vias, incrementando-se uma considerável melhoria para a qualidade de vida da população. A obra de requalificação das ruas Dr. José Justiniano e Dr. Dionísio de Moura, na freguesia de Beduído e Veiros, vai ter início na próxima semana e implicará o corte de trânsito nas duas ruas.

As Ruas Dr. José Justiniano e Dr. Dionísio de Moura situam-se a sul do centro urbano da cidade de Estarreja, fazendo a ligação da Rua Dr. Manuel Andrade (E.N. 109) com a Avenida Visconde de Salreu, onde se localiza a Estação da CP. Neste percurso, está situada uma empresa de transporte de mercadorias e o equipamento municipal “Fábrica da História - Arroz”, inserindo-se em área de Espaço Urbano.

Abrangendo uma extensão de 615 metros, a empreitada vai dotar os arruamentos de infraestruturas (rede de drenagem de águas pluviais, rede de abastecimento de gás, rede de baixa tensão e iluminação pública e de infraestruturas de telecomunicações), ordenar o trânsito e assegurar a segurança viária e pedonal destas ruas.

A plataforma existente será alargada em algumas zonas e serão criados percursos pedonais, prevendo-se a construção de duas plataformas elevadas, uma junto à Fábrica da História e outra no entroncamento da Rua Dr. Dionísio de Moura com a Avenida Visconde de Salreu, que farão a ligação entre os passeios pedonais.

A concretização da obra implica as seguintes ações: remoção do atual pavimento em paralelos de granito; remoção de algumas árvores situadas no passeio da Rua Dr. Dionísio de Moura, ficando as restantes numa zona ajardinada, a construir; demolição de alguns muros e construções precárias, permitindo o alargamento da plataforma atual; demolição parcial do muro de suporte da Rua Dr. Dionísio de Moura com o parque de estacionamento da CP, numa extensão aproximada de 7 metros, sendo construído um novo muro de suporte; demolição de floreiras e bancos, que encimam o muro de suporte da Rua Dr. Dionísio de Moura com o estacionamento da CP, sendo substituídos por um muro em blocos de betão.

Revitalização da zona poente da cidade

“A requalificação destas ruas vem dar vida e aumentar a qualidade urbana na zona poente da cidade. As obras de requalificação, a presença da Fábrica da História e ainda outros edifícios públicos que ali serão construídos, serão um claro convite para o investimento imobiliário”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina.

A empreitada insere-se num projeto global de revitalização e regeneração urbanística do centro da cidade, em linha com outras ações e medidas municipais, como o projeto de execução da requalificação do centro da cidade, a construção em curso da Rua Dr. Manuel Figueiredo, junto ao Cine-Teatro de Estarreja, a empreitada de beneficiação do Parque Municipal do Antuã em curso, bem como a conclusão do projeto da Variante Poente à Cidade.

Vias cortadas ao trânsito

Os trabalhos implicarão uma série de condicionamentos com impacto nas vias e no estacionamento automóvel junto à Estação da CP.

Serão cortadas as duas vias à circulação automóvel, fazendo-se o desvio de trânsito pela EN 109 e Avenida Visconde de Salreu. Será assegurada a segurança dos peões que circulem na zona de intervenção e garantidos os acessos a todos aos moradores e utentes, tais como os trabalhadores da empresa de transportes.

Relativamente ao parque de estacionamento da CP, a fechar em breve, a Câmara Municipal de Estarreja irá disponibilizar, em alternativa, um local para esse fim junto ao Pavilhão dos Curtumes, na Rua do Esteiro.