AME Estarreja: o que fazer esta semana?

Já sabe o que acontecerá esta semana em Estarreja? Nos próximos dias, os estarrejenses recebem as Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja. De 31 de maio a 16 de junho, os festejos honram as tradições e convidam toda a população a sair à rua com um programa diversificado.

quarta, 29 de maio 2024

Há ainda atividades desportivas, contos, exposições e muito mais para si e para toda a família. Aceite as nossas sugestões que constam na AME – Agenda Municipal de Estarreja.

As Festas estão a chegar

De 31 de maio a 2 de junho, na Praça Francisco Barbosa, Estarreja celebra a identidade local e recria história. Durante três dias, vamos recordar o pregão, a taberna típica, as vestes, a música tradicional, num rebuliço de feira popular carregado de emoções e de memórias, numa recriação do Mercado da Praça de Estarreja, que se realizava aos domingos.

A abertura do Mercado Antigo está marcada para esta sexta-feira, às 19h. Nesta noite, às 22h00, não pode perder o concerto das bandas filarmónicas de Estarreja - Banda Bingre Canelense, Banda do Club Pardilhoense e Banda Visconde de Salreu -, num momento que valoriza e aplaude o trabalho realizado por estas coletividades, verdadeiras escolas de música e de cidadania, por onde passam e são formados centenas de estarrejenses.

No dia seguinte, dia 1, entre outras iniciativas, destacamos a “Mostra do Traje Popular”, agendada para as 17h, uma novidade na edição de 2024. Os Grupos Etnográficos e Ranchos Folclóricos do Município de Estarreja são os protagonistas principais. Este será um momento de desfile e mostra da arte do bem trajar e dar a conhecer as particularidades que constituem o Traje Popular Português, nas suas variadas vertentes, nomeadamente na representação de quadros demonstrativos da identidade territorial local. Mais tarde, às 22h, o grupo “Sons do Minho” promete um concerto memorável e único.

No último dia de Mercado Antigo, domingo, dia 2, o desfile etnográfico evidencia a cultura popular e a memória do nosso território. Assiste a este momento às 10h30. Todos são ainda convidados a assistir ao espetáculo comunitário interassociativo “(A)braços da Ria II”, que pretende evidenciar a cultura popular e a memória das nossas gentes. Com início marcado para as 16h, este espetáculo promovido pelo Município e com conceção de Luís Fernandes, da d’Orfeu AC, conta com a participação do Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca; do Grupo Etnográfico "Danças D'Aldeia"; do Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros; do Rancho Folclórico "As Tricaninhas do Antuã"; e do Rancho Folclórico "As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã".

Anote ainda na sua agenda. De 12 a 16 de junho, a Festa passa para o Parque Municipal do Antuã que se transformará no palco dos grandes concertos, das marchas populares e das tasquinhas.  No cartaz do evento surgem os concertos de grandes nomes da música nacional que dispensam apresentações: Os Quatro e Meia (dia 13), David Fonseca (dia 14), Ana Bacalhau (dia 15) e Flaviana Borges (dia 16).

Consulte a programação completa das Festas de Santo António, da Cidade e de Estarreja.

Casa da Cultura é palco da história dos Bombeiros Voluntários de Estarreja

Esta sexta-feira, dia 31, às 18h00, é inaugurada a exposição “Bombeiros Voluntários de Estarreja – 100 anos de história”. Patente na Casa da Cultura até 31 de agosto, a mostra pretende honrar o passado, valorizando o presente e desafiando o futuro da corporação e permite viajar pela história, reviver os momentos ímpares das Mulheres e Homens Soldados da Paz. “São 100 anos ao Serviço da Comunidade!”

Arroz com História: arregace as mãos e entre nas terras do Baixo Vouga Lagunar

Por esta altura, os campos alagados do Baixo Vouga Lagunar já foram trabalhados e muitos já foram semeados. É a primeira etapa do cultivo do arroz.

A técnica da plantação, em que a planta do arroz cresce em viveiro e é depois colocada nos terrenos alagados, era usada antigamente. Apesar dos seus bons resultados, pela grande necessidade de mão de obra, foi sendo substituída pela sementeira.
Na iniciativa "Arroz com História", promovemos uma ação de plantação, de forma recreativa e em colaboração com um produtor de arroz local, para que esta memória se mantenha viva. Este sábado, dia 1, a partir das 9h30, junte-se a nós, venha reviver esta tradição e ser parte viva da memória.

Entre livros na Biblioteca Municipal

A manhã de sábado, dia 1, às 10h30, os bebés dos 6 aos 36 meses, são chamados a brincar e a jogar com as palavras na sessão “Contos com Fraldas”. Aproveite para visitar a exposição “Correntes da Imaginação” que está patente neste espaço até 29 de junho. A mostra reúne os projetos que resultaram de residências artísticas, dedicadas ao tema “Cultura do Arroz”, com alunos do 5.º e 10.º anos dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja e de Pardilhó, e com a comunidade em geral.

Este resumo é também um convite à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda do site do Município.