AME Estarreja: o que fazer esta semana?

Já sabe o que acontecerá esta semana em Estarreja? Música, cinema, visitas guiadas, histórias em família, caminhadas e muito mais para si e para toda a família. Aceite as nossas sugestões que constam na AME – Agenda Municipal de Estarreja.

quinta, 23 de maio 2024

O palco do CTE

Dia 23 de maio, quinta-feira, às 21h30, assista ao drama histórico “O Rapto” de Marco Bellocchio, nas “Quintas de Cinema”, que remonta ao ano 1858, no bairro judeu de Bolonha, onde os soldados do Papa invadem a casa da família Mortara. No dia seguinte, 24 de maio, não perca a estreia de “Profissão: Perigo”, de David Leitch. O filme, agendado para as 21h30, conta a história de Colt Seavers, um duplo de cinema, acaba de recuperar de um acidente que quase lhe pôs fim à carreira.

Salvador Sobral regressa ao CTE, sábado, dia 25, às 21h30, para apresentar o mais recente álbum de estúdio, “Timbre”, editado no final de setembro de 2023, para encerrar o ciclo de Concertos Íntimos 2024.

A Casa Museu Marieta Solheiro Madureira estende as celebrações do Dia Internacional dos Museus e convida os estarrejenses a assistirem ao Concerto do Coro Santa Maria da Murtosa e de Manuel Rebelo no domingo, dia 26, às 17h00, no Cine Teatro de Estarreja.

Entre livros na Biblioteca Municipal

Correntes da Imaginação” é a próxima exposição que estará patente, até 29 de junho, na Biblioteca Municipal. Com inauguração marcada para quinta-feira, dia 23, às 11h, esta iniciativa será uma mostra de projetos que resultaram de residências artísticas, dedicadas ao tema “Cultura do Arroz”, com alunos do 5.º e 10.º anos dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja.

No sábado, dia 25, às 11h, há “Histórias em Família – sessão de mediação do livro e da leitura”. De seguida, todos podem participar na oficina “Com que direitos”, com  Joana Simões Piedade, onde, à volta de uma manta-jogo, todos vão ter direito a participar, expressar opiniões e a conhecer os Direitos da Criança. Será que aquilo que precisamos para viver são… “direitos”? O que é a Convenção sobre os Direitos da Criança?

O Dia Internacional da Família e o Dia Internacional do Brincar são o mote para a iniciativa “Brincar em Família”, promovida pelo Município de Estarreja e pela Rede Social de Estarreja. A diversão e o convívio estão garantidos para a tarde de sábado, das 14h30 às 17h. E a entrada é livre. Avós, pais e crianças são convidadas a participarem e a usufruírem de um conjunto de atividades como pinturas faciais, modelagem de balões, jogos tradicionais e desafios em família. Não há desculpas para faltar.

Aproveite o bom tempo para explorar a cidade

Venha descobrir o nosso museu a céu aberto sábado, dia 25, às 10h00. Estarreja é um dos grandes centros urbanos de arte urbana, com mais de 50 belíssimas obras de arte que nasceram do ESTAU – Festival de Arte Urbana de Estarreja e que pode explorar através de uma visita guiada, promovida pela Câmara Municipal. A participação é gratuita mediante inscrição prévia através do email turismo@cm-estarreja.pt, até 2 dias antes, e indicar o dia e o número de participantes.

No domingo, dia 26, às 9h00, participe na caminhada “Todos Por Todos”, uma iniciativa de voluntariado comunitário que está a movimentar toda a Região Centro. Tem como foco a prevenção e o dinamismo das comunidades locais para a luta contra o cancro. Estarreja junta-se aos vários concelhos da região para a promoção de estilos de vida saudável. A coorganização é da Câmara Municipal de Estarreja e do Grupo de Voluntariado Comunitário de Estarreja da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). O ponto de encontro é na Praça Francisco Barbosa.

Este resumo é também um convite à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda do site do Município.