Mesa Ceramics é empresa Gazela

quarta, 22 de maio 2024

Sediada no Eco Parque Empresarial de Estarreja, a Mesa Ceramics Lda foi fundada em 2017 e tem registado um elevado crescimento económico que lhe valeu o título de empresa Gazela. O evento de reconhecimento das Empresas Gazela realiza-se esta quarta-feira, 22 de maio, pelas 19h30, em Vagos, e conta com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) efetuou, pelo décimo segundo ano consecutivo, o apuramento das empresas gazela existentes na Região Centro em 2023, com base em informação económica referente a 2022.

Empresas gazela são empresas jovens de elevado crescimento económico. Ou seja, são sociedades empresariais que conseguiram gerar 10 ou mais empregos e apresentam crescimento médio nos últimos três anos acima dos 20%, seja em emprego seja em volume de negócios.

Fundada em 2017, a Mesa Ceramics é uma “fábrica portuguesa jovem e dinâmica dedicada à manufatura e design de produtos de grés modernos e de elevadíssima qualidade”, lê-se no website da empresa que também se tem destacado internacionalmente.

Foi distinguida na Ambiente, a maior feira mundial de artigos de mesa, realizada em Frankfurt, Alemanha, devido ao design inovador da sua coleção “Único”. Esta coleção, elogiada pela utilização de um novo corpo de grés desenvolvido ao longo de dois anos de pesquisa, resultando em produtos distintos com enfoque na sustentabilidade, foi também vencedora dos ICONIC AWARDS – Interior Products, na categoria de Design de Produto – Cozinha e Casa, em 2024. Estes prémios distinguem os melhores dos melhores do sector do mobiliário e do design de interiores e destacam todos os anos os desenvolvimentos excecionais na indústria.

31 empresas na Região de Aveiro

De acordo com o estudo efetuado pela CCDR Centro, as 135 empresas Gazela da região Centro, estão disseminadas pelo território, repartindo-se por 53 municípios da região Centro.

Em termos sub-regionais, destacam-se as sub-regiões Região de Aveiro (31), Região de Leiria (25), Região de Coimbra (21), Viseu Dão Lafões (19), Oeste (18) e Médio Tejo (10).

A Região de Aveiro é, pelo quinto ano consecutivo, a sub-região do Centro com maior número de empresas Gazela. 31 estão localizadas em municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Aveiro: Aveiro (oito), Águeda (cinco), Vagos, Ílhavo e Oliveira do Bairro (quatro, em cada), Ovar (três), Anadia, Estarreja e Sever do Vouga (uma, em cada).

O estudo completo, com a listagem das empresas, pode ser consultado em www.ccdrc.pt/pt/produto/empresas-gazela-2023