“Samba Com Vida” com muitas novidades em 2024

De 9 a 12 de maio, Estarreja é a capital do samba

segunda, 06 de maio 2024


A edição de 2024 traz novidades e espera receber um total de 10 mil participantes e 60 escolas/ blocos de samba nacionais e internacionais, num total de 25 nacionalidades. Já considerado um dos maiores eventos de samba da Europa, o Samba Com Vida (SCV) está de regresso de 9 a 12 de maio. Este evento será catalisador de grandes oportunidades de formação, de partilha de conhecimentos e de cultura, envolvido num clima de festa, diversão e convívio. 

Estarreja, capital do samba em Portugal

Na apresentação da edição deste ano do SCV, que decorreu no dia 19 de abril, no Cine-Teatro de Estarreja, Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, destacou a importância desta iniciativa, que aliada ao Carnaval de Estarreja, transforma “a cidade na capital do samba em Portugal, e um lugar de paragem obrigatória e de referência no circuito europeu do samba.”

Um evento que se renova a cada ano

Pedro Salsa e Quadros, da organização, revela que a grande aposta é no modelo de formação, “pilar essencial do evento”, com o objetivo de dar “um salto significativo na qualidade e na quantidade, tornando-o mais específico e exclusivo.”

“Queremos continuar a ser a referência da formação do Samba na Europa e contaremos com a presença já confirmada de um conjunto de formadores sonantes do maior Carnaval do Mundo - o do Rio de Janeiro” num total de 60 horas de formação, distribuídas por várias temáticas. 

Para 2024, uma das grandes novidades é o lançamento do projeto “Ritmo por Elas” que culminará no Maior Encontro Europeu de Mulheres Ritmistas. Exclusivamente dedicado a percussionistas do sexo feminino, esta atividade “inclui workshops técnicos e práticos, ministrada por quatro reconhecidas percussionistas do “Grupo Um Amô”.”

“Apostamos ainda na realização de mais formações, com maior carga horária e com especialistas com competências pedagógicas, por instrumento”, contou Pedro Salsa e Quadros.

Com o mote de “ajudar a formar os sambistas do amanhã”, a organização realça o Projeto Samba com Vida Kids. “Vamos manter esta atividade, que já se encontra com as inscrições esgotadas, dando as ferramentas necessárias para os mais novos darem os primeiros passos no samba.”

Concertos e espetáculos preencham o cartaz do SCV

O Parque Municipal do Antuã é durante estes dias o “Espaço Samba Com Vida” como ponto único de convívio e encontro de todos os participantes do evento, servindo para várias funcionalidades: secretariado, bilheteira, formação, refeições, camarins, WC, bares, praça da alimentação e concertos. A oferta do “Glamping Village”, que procura dar uma resposta diferenciadora ao nível de alojamento, é alargada proporcionando “aos participantes mais e melhores condições de alojamento”, explica a organização.

No dia 10, sexta-feira, há um concerto, estreia absoluta em Portugal, da banda “Um Amô”. Segue-se os “Globos do Samba”, que serão novamente um dos momentos altos do evento, “sendo já reconhecidos como os principais prémios de samba em Portugal. Premiarão novamente o trabalho das Escolas de Samba e dos sambistas de Portugal que mais se destacarem no último ano, em 14 categorias, sendo “expectável a votação online de 3.000 pessoas e a participação 2.000 pessoas no grande espetáculo Gala Globos do Samba.”

Na noite do dia seguinte, sai para a avenida o Maior Desfile em Bloco da Europa, que conta com a presença de mais de 1.000 sambistas. Após este desfile, o grupo “Bom Gosto”, uma das mais consagradas bandas de samba e pagode do Brasil e que conta com 20 anos de existência, sobe ao palco principal do evento. 


Consulte aqui o programa completo e mais informações do Samba Com Vida 2024.