“Semana Eco”: educação ambiental nas escolas

sexta, 03 de maio 2024

O Município de Estarreja associou-se ao Agrupamento de Escolas de Estarreja para assinalar a “Semana Eco”, que tem como objetivo informar, esclarecer e alertar para as várias temáticas ambientais. Durante uma semana, de 22 a 26 de abril, a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal promoveu um conjunto de atividades junto dos alunos de várias idades, realçando a importância da educação ambiental para a sustentabilidade e para a cidadania.

Na Escola Prof. Dr. Egas Moniz, através de um conjunto de jogos, os técnicos municipais alertaram para a separação correta dos resíduos, em especial o plástico, que facilmente vai parar aos rios e oceanos contribuindo para um alarmante “mar de plástico”.

Segundo a Agência Portuguesa para o Ambiente (APA), e de acordo com o Programa de Monitorização do Lixo Marinho, em 2022, 88% dos materiais encontrados e classificados como lixo marinho eram de plástico, sendo que os de utilização única corresponderam a 31%. Para além do lixo plástico visível, os microplásticos – pequenas partículas com uma dimensão menor do que 5 mm – têm-se revelado uma enorme ameaça. Os organismos marinhos ingerem estas partículas fazendo-as entrar na cadeia alimentar, o que traz riscos para a saúde humana.

Na Escola Secundária de Estarreja foi dinamizada uma ação de identificação de espécies do recinto escolar, salientando a importância da biodiversidade, das florestas e da biodiversidade urbana e da ameaça das espécies invasoras.

O Planetário da ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro instalou-se na Escola Padre Donaciano Abreu Freire com a atividade “A Nossa Casa É Um Planeta”. Esta ação de educação ambiental utiliza uma abordagem inovadora, que assenta na projeção de filmes em 360.º.

Já o Agrupamento de Escolas de Pardilhó realizou a “Semana Eco” no mês de fevereiro.

Com todas estas atividades, no âmbito do Compromisso Verde, a Câmara Municipal está empenhada em educar e sensibilizar as crianças e jovens para a importância de cuidar do nosso planeta e transformar os cidadãos em participantes ativos na proteção do ambiente. Por outro lado, encoraja e reconhece o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental e para a sustentabilidade. De notar que, todas as escolas do concelho são Eco-Escolas!