AME Estarreja: o que fazer esta semana?

Já sabe o que acontecerá esta semana em Estarreja? Dança, cinema e atividades para si e para toda a família. Aceite as nossas sugestões que pode encontrar na AME – Agenda Municipal de Estarreja.

quinta, 02 de maio 2024

O palco do CTE

No cinema, as ofertas são diversas desde as “Quintas de Cinema”, que trazem filmes europeus e de autor, passando pelo Cinema Infantil com estreias de sucesso. Esta quinta-feira, 2 de maio, às 21h30, a tela do Cine-Teatro de Estarreja (CTE) exibe “Parece que Estou a +”, de Denys Arcand, que conta a história de Jean-Michel, um solteirão de 73 anos, que vive numa casa de repouso gerida por Suzanne. A calma das suas vidas é perturbada quando um grupo de jovens ativistas políticos se instalam no jardim da instituição exigindo a remoção de um antigo fresco ilustrando a receção de europeus pelos nativos americanos.

Dirigido aos mais novos, na manhã de domingo, dia 5, às 10h30, os “Gigantes De La Mancha” juntam-se para salvar a sua cidade de uma enorme tempestade, causada por uma corporação maléfica que quer ser proprietária da terra.

Companhia Paulo Ribeiro celebra a dança

Para celebrar o Dia Mundial da Dança, assinalado a 29 de abril, o CTE recebe a Companhia de Paulo Ribeiro com o espetáculo de dança “Step Forward”, na noite de sábado, dia 4, às 21h30. Nesta coreografia há um corpo de três partes que, através do tempo, se inscreve na linguagem de Paulo Ribeiro.

Um programa composto por duas obras emblemáticas - Encantados de Servi-lo (originalmente coreografada para, e estreada pela companhia Nederlands Dans Theater) e Comédia Off, ambas interpretadas pelo Ballet Gulbenkian em 1991 e 1996, respetivamente - que fazem parte do período inicial da sua identidade autoral, e Summer’s Almost Gone, uma nova criação desenhada a partir da relação do coreógrafo com o passeio marítimo de Cascais e que celebra esta paisagem enquanto memória afetiva que se estende até ao presente.

Entre livros na Biblioteca

Este sábado é dia de Contos com Fraldas na Biblioteca Municipal de Estarreja. Esta hora do conto para famílias com bebés dos 6 aos 36 meses tem início às 10h30 e, apesar de gratuita, requer inscrição prévia.

Sempre com o livro como protagonista, a sessão convida a brincar e jogar com as palavras, através de sons, melodias e dinâmicas que envolvam as famílias. É estimulada a imaginação e a perceção do mundo ganha novo sentido através da aquisição da linguagem com a simplicidade dos contos escolhidos.

Conhecer Egas Moniz

Aceite uma outra sugestão para o fim de semana. No ano em que se comemoram os 150 anos do nascimento do cientista, visite a Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, e conheça o homem por trás do Prémio Nobel da Medicina. Neurocientista, investigador, médico, escritor e professor universitário, Egas Moniz constitui uma referência obrigatória quando se fala dos vultos do século XX, bem como da História da Medicina, dadas as suas descobertas no domínio da Angiografia Cerebral (1927) e da Leucotomia Pré-Frontal (1935), pela qual foi galardoado com o Prémio Nobel em 1949.

O núcleo museológico inserido na Quinta do Marinheiro, onde nasceu e viveu Egas Moniz, apresenta belíssimas peças de arte que passam por inúmeras coleções adquiridas ao longo da vida pelo também colecionador e amante de Arte.

Arroz com História

Devido às condições verificadas no terreno, nomeadamente ao nível de água inadequado nos campos, não será possível realizar a sementeira de arroz no próximo domingo, 5 de maio, inserida na iniciativa “Arroz com História”. Será anunciada uma nova data para a atividade, em articulação com os produtores de arroz do Baixo Vouga Lagunar.

Este resumo é também um convite à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda do site do Município.