AME Estarreja: o que fazer esta semana?

Já sabe o que acontecerá esta semana em Estarreja? Teatro, cinema, mesas redondas, celebração de Abril e muito mais para si e para toda a família. Aceite as nossas sugestões da AME – Agenda Municipal de Estarreja.

quarta, 17 de abril 2024

Vamos recordar abril

No sábado, dia 20, os autores José Matos, Joana Tornada, José Eduardo Sanches Osório e João Céu e Silva convidam os estarrejenses a participar na mesa redonda “Livros de Abril”, onde se falará sobre a literatura e os factos históricos da revolução de Abril. Participe, a partir das 15h, na Biblioteca Municipal. A moderação estará a cargo de Maria de Lurdes Breu, primeira presidente da Câmara Municipal de Estarreja, eleita democraticamente em 1976. Foi, até hoje, a única mulher na presidência da autarquia estarrejense.

Data de extrema importância para o nosso país, o Município de Estarreja não podia deixar de assinalar o “nascimento” da democracia portuguesa. Todos são convocados a participar num programa diversificado que pode consultar neste link.

O palco do CTE

As “Quintas de Cinema” apresentam em ante-estreia o filme “A Primeira Obra”, esta quinta-feira, dia 18, às 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja (CTE). “Primeira Obra” é um filme de ficção, mas também é autobiográfico, tendo como ponto de partida um dos primeiros documentários de Rui Simões, “Bom Povo Português”, que em 1980 marcou o cinema português como uma das mais brilhantes e lúcidas abordagens ao Portugal da revolução de abril.

O ALAVANCA, festival de teatro de Avanca, promovido pela Companhia de Teatro Kopinxas, com o apoio do Município, está de regresso e, no dia 20, às 21h30, dá a conhecer a peça “André e Dorine”, que já percorreu mais de 30 países.

No dia seguinte, às 17h30, o Carnaval de Estarreja de 2024 chega ao grande ecrã do CTE numa explosão de cor, folia e alegria. Junte-se a este momento para reviver os preparativos, as noites, os desfiles deslumbrantes, os sorrisos e a energia contagiantes que fazem do Carnaval de Estarreja o Melhor Espetáculo de Carnaval.

Casas Museu abrem as portas à comunidade

A Casa Museu Marieta Solheiro Madureira promove a III Oficina de Maias “As Cores da Minha Terra”, das 10h às 12h30, com inscrições gratuitas. Após esta atividade, todos são convidados a participarem numa visita guiada pela residência do casal Madureira, que foi transformada num “hino ao amor”.

A Casa Museu Egas Moniz recebe o espetáculo de teatro “Emídio”, um trabalho sobre a memória, sobre o engano, sobre a arte, sobre os limites da ficção, inserido no festival ALAVANCA. Para assistir na tarde de domingo, dia 21, às 15h30.

Entre livros na Biblioteca Municipal

No sábado, dia 20, das 10h às 17h30, há “Encontro de Jogos de Tabuleiro”. Pegue nos miúdos e nos amigos, e venha até à Biblioteca Municipal para um dia diferente e divertido com a Riajoga – Associação Lúdica da Região de Aveiro.

Este resumo convida à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda do site do Município.