Recolha gratuita de lixos especiais (monos) e verdes

segunda, 25 de março 2024

A Câmara Municipal de Estarreja promove, todos os meses, a recolha gratuita de lixos especiais (monos) e verdes. Em abril, o serviço decorre na semana de 8 a 12. Pode pedir a recolha até dia 5 de abril.

O serviço é gratuito e pode ser solicitado através do preenchimento do requerimento de recolha de lixos especiais, que pode enviar para o endereço eletrónico geral@cm-estarreja.pt ou entregar presencialmente no GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja (9h-16h). Após a entrada do pedido, o prestador de serviços que executa a recolha entrará em contacto com o requerente para agendar o dia e a hora de recolha. Os resíduos em causa terão que ser colocados na via pública, à porta do domicílio.

A recolha dos resíduos especiais e verdes (objetos domésticos de grandes dimensões como mobílias, colchões, frigoríficos ou outros eletrodomésticos, bem como restos de jardinagem devidamente enfardados, atados ou ensacados) é um serviço gratuito do Município de Estarreja.

Eco Centro é outra solução gratuita

Para além da recolha ao domicílio, existe outra solução disponível, o Eco Centro, situado no Eco Parque Empresarial de Estarreja, na Rua do Rio Gonde (em frente à empresa Sinuta), onde os Munícipes podem entregar diretamente os resíduos. Este parque é equipado com contentores de grandes dimensões, destinados a receber, separadamente, diversos tipos de resíduos para posterior encaminhamento, com vista à sua posterior valorização e/ou reciclagem.

Lembre-se: o despejo de resíduos em locais públicos é considerado crime ambiental. É proibida a colocação destes resíduos de grandes dimensões junto aos contentores de lixo, nas vias públicas ou em espaços públicos.

Calendário da Recolha de Lixos Especiais 2024
Abril: Recolha de 8 a 12/ pedidos até dia 5
Maio: Recolha de 13 a 17/ pedidos até dia 10
Junho: Recolha de 17 a 21/ pedidos até dia 14