Crianças despertam para Mozart

Este sábado, há Concerto de Família com a Orquestra Filarmonia das Beiras

sexta, 08 de março 2024

“Mini Mozart” é o tema do projeto de ação educativa “Música na Escola 2024”, desenvolvido pela Orquestra Filarmonia das Beiras, e que a Câmara Municipal de Estarreja, através do LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa e em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho, trouxe mais uma vez ao público infantil. Ontem, 372 alunos dos 3.º e 4.º anos das escolas do concelho assistiram a uma sessão pedagógica. No sábado à noite, miúdos e graúdos estão convidados a assistir ao Concerto de Família, às 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja.

Todos os anos, através do projeto da Filarmonia das Beiras “Música na Escola”, a autarquia leva a música aos alunos estarrejenses do 1.º ciclo do ensino básico, com o objetivo de sensibilizar e formar o público infantil para a música clássica através de espetáculos interativos e divertidos, ao mesmo tempo que são desvendados os segredos do funcionamento de uma orquestra.

Na edição de 2024, a Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta um espetáculo sobre Mozart e a sua música, com uma linguagem simples e um humor inocente. Este programa consiste em duas ações: uma sessão pedagógica com a participação das crianças acompanhadas pelos professores; e o concerto de família aberto ao público em geral e onde se pretende que a família partilhe a experiência.

O “Concerto de Família” é o epílogo do projeto, uma vez que, depois de usufruírem das sessões pedagógicas, as crianças são convidadas, juntamente com as suas famílias, para este encerrar do projeto, tendo o privilégio de serem elas próprias os guias dos seus pais e familiares na partilha de novos conhecimentos e no desfrutar do prazer de ouvir música. Na edição de 2024, o projeto resulta de uma encomenda da Real Filarmonia da Galícia ao Serviço Educativo da Casa da Música do Porto.

Venha, em família, conhecer Mozart e a sua Música!