Abril, mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância

Caminhada Azul realiza-se no dia 14 de abril e as inscrições já estão abertas

quinta, 07 de março 2024

No mês internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja associa-se à campanha do Laço Azul, no âmbito do repto lançado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, que pretende sensibilizar e alertar para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda estão sujeitos.

Caminhada Azul
14 de abril, 9h30, Parque Municipal do Antuã
Com o intuito de alertar toda a comunidade para a importância do papel de cada um de nós, enquanto cidadãos, na prevenção e redução da problemática dos maus-tratos na infância, a CPCJ e a Câmara Municipal de Estarreja convidam a caminhar em prol desta causa.

A inscrição é gratuita e obrigatória: Online preenchendo este formulário ou presencial nos seguintes locais: CPCJ Estarreja, Biblioteca Municipal, Piscina de Avanca, Complexo de Desporto e Lazer
até ao dia 31 de março (com oferta de t-shirt)
entre 1 e 10 de abril (sem garantia de oferta da t-shirt)

CPCJ Vai à Escola - Ações de Sensibilização
•    8 a 12 de abril Sensibilização para a Prevenção dos Maus-tratos na Infância
Destinatários: crianças da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Entidade Promotora: CPCJ Estarreja
•    Data a definir Sensibilização para a Prevenção do Bullying e da Violência no Namoro
Destinatários: alunos dos 8.º e 9.º anos de escolaridade, Ensino Secundário
Entidade Dinamizadora: Guarda Nacional Republicana

Mostra o Teu Laço Azul
Crie um laço azul e exiba-o, durante o mês de abril, no exterior de sua casa ou na sua instituição/ local de trabalho. Fotografe, envie para cpcj.estarreja@cnpdpcj.pt e partilhe nas redes sociais, utilizando as hashtags #cpcjestarreja e #campanhalacoazul

Laço Azul Humano
30 abril, 11h30, Estabelecimentos de Ensino e IPSS
Para encerrar a campanha de prevenção dos maus-tratos na infância, a CPCJ de Estarreja desafia as escolas e IPSS do concelho a realizarem um Laço Azul Humano, com a presença das crianças, professores e demais colaboradores. Fotografe, envie para cpcj.estarreja@cnpdpcj.pt e partilhe nas redes sociais, utilizando as hashtags #cpcjestarreja e #campanhalaçoazul.

Abusos ou maus-tratos a crianças
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define abusos ou maus-tratos às crianças, como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligencia ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde das mesmas, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.

A origem do Laço Azul
A “Campanha Laço Azul” teve início em 1989, na Virgínia, nos Estados Unidos, quando uma avó, Bonnie W. Finney, perdeu os dois netos, vítimas de violência. Para expressar a sua dor e revolta, esta avó, amarrou uma fita azul à antena do seu carro, com o objetivo de chamar a atenção de todos para esta tragédia. O azul simbolizava a cor das lesões e servia-lhe como um lembrete constante da sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.