Recolha gratuita de lixos especiais e verdes

quinta, 11 de janeiro 2024

A Câmara Municipal de Estarreja promove, todos os meses, a recolha gratuita de lixos especiais (monos) e verdes. Neste primeiro mês do ano de 2024, o serviço decorre na próxima semana de 15 a 19 de janeiro. Ainda pode solicitar a recolha até ao final do dia de amanhã, dia 12.

O serviço é gratuito e pode ser solicitado através do preenchimento do requerimento de recolha de lixos especiais, que o Munícipe pode enviar por email geral@cm-estarreja.pt ou entregar presencialmente no GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja. Após a entrada do pedido, o prestador de serviços que executa a recolha, entrará em contacto com o requerente para agendar dia e hora de recolha.  Os resíduos em causa terão que ser colocados na via pública, à porta do domicílio.

A recolha dos resíduos especiais e verdes (objetos domésticos de grandes dimensões como mobílias, colchões, frigoríficos ou outros eletrodomésticos, bem como restos de jardinagem devidamente enfardados, atados ou ensacados) é um serviço gratuito do Município de Estarreja.

Para além da recolha ao domicílio, existe outra solução disponível, o Eco Centro, situado no Eco Parque Empresarial de Estarreja, na Rua do Rio Gonde (em frente à empresa Sinuta), onde os Munícipes podem entregar diretamente os resíduos. Este parque é equipado com contentores de grandes dimensões, destinados a receber, separadamente, diversos tipos de resíduos para posterior encaminhamento, com vista à sua posterior valorização e/ou reciclagem.

Lembre-se, o abandono de resíduos em locais públicos é considerado crime ambiental. É proibida a colocação destes resíduos de grandes dimensões junto aos contentores de lixo, nas vias públicas ou espaços públicos.

Calendário da Recolha - 1.º Trimestre 2024
Janeiro: Recolha de 15 a 19 / pedidos até dia 12
Fevereiro: Recolha de 19 a 23 / pedidos até dia 16
Março: Recolha de 11 a 15 / pedidos até dia 8