Concerto de Ano Novo e Encontro de Trupes de Reis celebram a chegada de 2024

quinta, 04 de janeiro 2024

O Concerto de Ano Novo pela Banda Bingre Canelense, no sábado, dia 6, às 21h30, e as tradicionais Trupes de Reis, com a presença de 9 grupos locais, sob a direção de Daniel Pereira Cristo, na tarde de domingo, dia 7, às 16h, encerram no Cine-Teatro de Estarreja a programação municipal dedicada à quadra festiva.

Com direção do maestro Paulo Almeida, a Banda Bingre Canelense apresenta o concerto de Ano Novo, no sábado, 6 de janeiro, às 21h30, contemplando a emblemática marcha de Johan Strauss, mas também para incursões por outras latitudes como o chorinho, o lundu ou o samba do Brasil. Celebrando e promovendo o multiculturalismo da nossa comunidade, com a colaboração de protagonistas locais – Escolas de Samba de Estarreja, Coral Vera Cruz e o guitarrista Ricardo Santos -, deixe-se embalar pela banda que representa a instituição mais antiga do nosso concelho, e cada vez mais atual do alto dos seus 157 anos.

O cantar das Janeiras é outra tradição que se renova em cada início de ano no Cine-Teatro de Estarreja e, em 2024, terá um sabor especial com a união das Trupes de Reis. A grande novidade será a performance em simultâneo de todos os grupos. Coube, uma vez mais, ao músico, cantautor e multi-instrumentista Daniel Pereira Cristo, liderar a residência artística com o movimento associativo estarrejense, aos quais se juntaram Catarina Silva (canto e polifonias), João Dantas Ferreira (acordeão) e Mário Gonçalves (criação artística de momentos de percussão).

A residência artística que teve início no dia 26 de novembro, com a realização de ensaios regulares, conta com a participação de 9 trupes: Grupo das AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular, Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Grupo Cavaquinhos Aidos Velhos da AMUPB, Rancho Folclórico As Tricaninhas S. Miguel de Fermelã, Rancho Folclórico As Tricaninhas do Antuã, Centro Paroquial de Avanca, Grupo Etnográfico Danças d'Aldeia, Grupo Coral Cantares de Estarreja e Grupo de Música Tradicional Portuguesa Ventos da Ria.

A entrada para o Encontro de Trupes é gratuita, mas requer o levantamento de bilhete na bilheteira do Cine-Teatro de Estarreja até 1 hora antes do início do espetáculo. A entrada está sujeita à lotação da sala.

Nas imagens: ensaio geral das Trupes de Reis

Consulte a programação municipal na AME - Agenda Municipal de Estarreja