Estarreja é um dos 25 municípios da região Centro mais amigos da longevidade
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) distinguiu os 25 municípios que oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo. Estarreja é um considerado um “território da longevidade”.
Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Estarreja, Figueira da Foz, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Ílhavo, Leiria, Lousã, Montemor-o-Velho, Murtosa, Óbidos, Oliveira do Bairro, Pinhel, Pombal, Seia, Vagos, Viseu. Dos 25 municípios distinguidos, nove são da Região de Aveiro, seis das Beiras e Serra da Estrela, cinco da Região de Coimbra, dois da Região de Leiria, um do Oeste, um de Viseu Dão Lafões e um da Beira Baixa.
A CCDR Centro desenvolveu um trabalho de identificação destes territórios, com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para o desenvolvimento e aplicação da metodologia, que permitiu distingui-los como os mais amigos da Longevidade, na Região Centro. Estes territórios foram apurados através de duas componentes: uma mais estrutural alicerçada em indicadores estatísticos e outra mais conjuntural que tem como fonte as boas práticas apresentadas ao Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro. Os resultados deste trabalho foram apresentados neste evento e podem ser consultados aqui.
No âmbito das suas preocupações sociais, a Câmara Municipal de Estarreja tem vindo a implementar medidas e projetos dirigidos à população sénior com o objetivo de proporcionar aos munícipes um envelhecimento saudável e ativo e uma melhor qualidade de vida.
Fruto de experiências e ações anteriores, o Programa VIVER + assenta em quatro grandes áreas de intervenção, essenciais e facilitadoras da promoção de estilos de vida mais saudáveis e de maior qualidade de vida: Saúde e Bem-estar; Cultura e Lazer; Artes e Saberes; Solidariedade.
Neste contexto, o Programa VIVER + oferece várias projetos e atividades, promotores da aprendizagem ao longo da vida, do convívio e lazer, do combate à solidão e ao isolamento social e que passam pela promoção da saúde, pela formação, pela partilha de saberes e experiências e pela dinamização de oficinas e atividade ocupacionais.
A CCDR Centro promoveu no dia 19 de dezembro, em ílhavo, o evento de distinção dos “Territórios da Longevidade”, os territórios que melhores condições oferecem para um envelhecimento seguro, saudável e ativo, onde foram distinguidos os 25 municípios. A vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, representou o Município de Estarreja.