Jovens de 9 países em Estarreja para cuidar da natureza

Estarreja acolhe o Campo de Trabalho Internacional (CTI) “Phoenix Estarreja”, organizado pela Associação BioLiving em parceria com o Município de Estarreja e com o apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, de 11 a 22 de julho de 2023.

segunda, 24 de julho 2023


Nesta 4.ª edição do CTI, estão presentes 22 jovens oriundos de nove países – Portugal, Itália, Espanha, Coreia do Sul, México, Brasil, Hong Kong, Bélgica, Países Baixos – que durante este período concentram os seus esforços nas zonas afetadas pelos incêndios de 2022, em particular em zonas ribeirinhas e ecossistemas adjacentes, mais sensíveis e com grande importância para a biodiversidade. O nome do campo, alusivo à figura mitológica da fénix, retrata o seu principal foco – o renascer das cinzas.

Os trabalhos focam-se no restauro ecológico de áreas degradadas, por exemplo através do controlo de espécies exóticas e invasoras, beneficiação da biodiversidade, melhoria ambiental de fluxos de água e recuperação de património construído como tanques e canais de água, represas e pequenos muros. Todas as atividades decorrem em zona florestal do município e nos terrenos do projeto Lusitanica, geridos pela BioLiving com fins de conservação da natureza.

Além dos trabalhos de beneficiação ambiental, os voluntários têm a oportunidade de conhecer o território e cultura estarrejense, explorando a cidade e as paisagens da Ria de Aveiro, com visitas ao museu de arte urbana nas ruas de Estarreja e ao BioRia, projeto de conservação do Baixo Vouga Lagunar.