Estação Náutica de Estarreja no “Water Fun by Nautical Portugal”
A Estação Náutica de Estarreja marcou presença no evento “Water Fun by Nautical Portugal”, que decorreu no dia 26 de junho na Foz do Arelho, no que foi a Jornada de Encerramento do Projeto de Internacionalização das Estações Náuticas (EN) de Portugal e que teve como principal objetivo fazer o balanço das atividades e perspetivar o futuro das EN. Na mostra da oferta de atividades náuticas, destaque para a participação da produção local por um parceiro da Estação Náutica de Estarreja com a disponibilização de pranchas em madeira para stand up paddle da Picapeixe.
Recorde-se que a internacionalização das EN - Projeto IREN - teve como mercados-alvo França, Alemanha e Países Baixos, tendo como objetivo divulgar a oferta da rede e atrair pessoas além-fronteiras, reforçando a visibilidade de Portugal como um destino de Náutica de Recreio. O projeto concretizou-se em iniciativas de promoção junto de prospetores internacionais, com a realização de ações de charme nos mercados selecionados e de três fam trips para a apresentação da oferta da rede no domínio da náutica nos mercados escolhidos.
Financiado pelo Compete, o processo de internacionalização envolveu 130 micro e pequenas empresas com produto estruturado para o mercado internacional, tendo a oferta sido promovida como produto turístico integrado (alojamento, serviços náuticos, gastronomia…).
Mais 40 Estações Náuticas certificadas previstas até 2024
Prevê-se que, até ao final de 2024, o número de Estações Náuticas certificadas chegue às 40. Em 2023 foram certificadas três, estando mais de uma dezena de manifestações de interesse de adesão e candidaturas a caminho, com preponderância para o interior. No total, são já 32 as Estações Náuticas certificadas. Toda a oferta está disponível na Plataforma Nautical Portugal.
Estações Náuticas em cinco zonas do país
As 32 Estações Náuticas de Portugal, de Norte a Sul e do Interior ao Litoral estão agrupadas por cinco zonas: Porto e Norte; Centro; Lisboa; Alentejo; Algarve, com diferenciação de águas costeiras e águas interiores. Na região do Centro de Portugal existem oito Estações Náuticas: Aveiro, Castelo do Bode, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oeste, Ovar e Vagos.
O Município de Estarreja é a entidade coordenadora da Estação Náutica de Estarreja, que neste momento reúne 52 parceiros. Os dois polos da Estação Náutica são a Ribeira da Aldeia, Pardilhó, (Centro de Interpretação de Construção Naval) e o Ribeiro de Salreu (Centro de Interpretação Ambiental do BioRia).