Conhecer para proteger: 900 crianças comemoram o Dia da Floresta em Estarreja

sábado, 18 de março 2023

As comemorações do Dia Mundial da Floresta em Estarreja são dedicadas à prevenção dos incêndios rurais e à defesa da floresta. Mais de 900 crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo são convidadas a participar num conjunto de atividades alusivas ao tema geral “Incêndios rurais – antes, durante e depois”. Aproveitando uma atividade ao ar-livre e usufruindo de um espaço natural localizado no centro da cidade, pretende-se transmitir aos mais novos a cultura para a prevenção, valorização, proteção e para a recuperação da floresta.

Envolvidos nesta missão estão a Câmara Municipal de Estarreja e vários agentes de proteção civil e da sociedade, tais como os Bombeiros Voluntários, GNR, Associação Florestal do Baixo Vouga, Associação de Apicultores das Terras de Antuã, Associação de Caça e Pesca de Avanca e Associação Nativa.

Inserida no Programa Municipal de Educação, a atividade decorre na próxima segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de março, no Arboreto Florestal do Antuã e Parque Municipal do Antuã, das 9h30 às 16h (com interregno para almoço entre as 12h30 e as 13h30).

Objetivos específicos
- Proporcionar atividade ao ar livre, em contacto com natureza e com entidades relacionadas com a floresta e a proteção civil;
- Conhecer espécies florestais autóctones e reconhecer a sua importância;
- Reconhecer a importância da apicultura e da abelha enquanto inseto polinizador;
- Conhecer a vespa velutina enquanto predador da abelha;
- Conhecer a principal linha de água do concelho e respetiva fauna;
- Saber o que fazer em caso de incêndio (medidas de autoproteção e pedido de socorro);
- Colaborar na construção de comedouros para a fauna selvagem, promovendo a sua cidadania ativa;
- Conhecer as aves que nos rodeiam;
- Conhecer a reutilização de materiais.

Temáticas a desenvolver nas várias estações de atividades/ entidades presentes

ANTES. O QUE FAZER PARA PREVENIR
Associação Florestal do Baixo Vouga
Arborizações e rearborizações florestais
Ordenamento e escolha de espécies autóctones de baixa inflamabilidade - JOGO

Câmara Municipal de Estarreja
Plantação de autóctones
Conhecer a principal linha de água e fauna – aquário e rio

Associação Recreativa e Cultural de Apicultores das Terras do Antuã
Apicultura e importância da abelha na polinização.
Mostra de equipamento.

DURANTE. COMO PROCEDER
Bombeiros Voluntários de Estarreja
Como comunicar o alerta?
Mostra de VFCI – Viatura Florestal de Combate a Incêndios

Guarda Nacional Republicana
(SEPNA Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente e UEPS – Unidade Especializada de Proteção e Socorro)

Medidas de autoproteção. Como proteger a casa? Como proceder em caso de evacuação?
Mascote
Mostra de Veículos usados na 1.ª intervenção e combate

DEPOIS. VAMOS RECUPERAR A NOSSA FLORESTA
Associação de Caça e Pesca de Avanca
Conhecer e recuperar a fauna selvagem (cinegética e não cinegética). Entrega de comedouros.

Associação Nativa – Natureza, invasoras e valorização ambiental
Conhecer e reforçar a importância dos insetos polinizadores (como a abelha).
Proteger a fauna de predadores alóctones (como vespa velutina).

Associação Florestal do Baixo Vouga
Recuperar a flora.
Reforço da necessidade de ordenamento florestal.