1 de março – HOJE É DIA DA PROTEÇÃO CIVIL!
O Dia Internacional da Proteção Civil celebra-se anualmente a 1 de março. A data foi instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC), com o objetivo de chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade. Em Portugal comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil, sendo uma efeméride criada pelo Despacho 6915/2008 de 21 de fevereiro do Ministro da Administração Interna.
A celebração da data visa alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes; prestar tributo a todos os seus agentes; promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.
A PROTEÇÃO CIVIL É UMA ATIVIDADE DE TODOS E PARA TODOS!
A Proteção Civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, regiões autónomas e autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.
O CIDADÃO – PRIMEIRO AGENTE DE PROTEÇÃO CIVIL!
A atividade de proteção civil tem caráter permanente, multidisciplinar e plurissectorial, cabendo a todos e começando em cada cidadão.
RENOVAÇÃO DE COMPROMISSO!
Atualmente, muitos desafios cada vez mais frequentes e complexos vão colocando à prova toda a sociedade. Celebrar o dia da proteção civil é enaltecer o trabalho de todos os que direta ou indiretamente trabalham na prevenção, na resolução e na reabilitação de riscos coletivos. É também uma renovação de compromisso de agentes, organismos da Proteção Civil, entidades de apoio e de cada cidadão, para o papel que assumem no Sistema.
Todos somos Proteção Civil! Juntos prevenimos, resolvemos e recuperamos mais e melhor!