Alunos plantam a geração futura do secular sobreiro de Veiros
No âmbito do programa municipal de educação e sensibilização ambiental promovido pela Câmara Municipal de Estarreja junto das escolas, este ano, vamos semear uma geração futura do nosso sobreiro centenário de Veiros e cuidar de cerca de 5 mil árvores e arbustos autóctones!
Cerca de 80 alunos da Escola Professor Doutor Egas Moniz, uma das 9 eco escolas do Município, ajudaram na sementeira de bolotas, provenientes do sobreiro de Veiros, e no envasamento de árvores e arbustos nativos, aprendendo sobre a importância da floresta autóctone, a biodiversidade associada e técnicas de horticultura. Essas árvores e arbustos serão depois plantados em áreas naturais do concelho com o envolvimento das escolas e comunidade local.
O Sobreiro de Veiros é uma árvore classificada como de interesse público, a única classificada do nosso concelho, tem entre 500 a 600 anos, localizando-se no adro da Capela de São Geraldo e enobrece o espaço com a sua copa deslumbrante. Os sobreiros são muito resistentes a situações de seca e incêndios e, portanto, uma excelente opção para se utilizarem em espaços verdes.
Numa ação que decorreu na Estufa Municipal, na Quinta do Marinheiro em Avanca, numa tarde muito produtiva, os alunos semearam, sob orientação dos técnicos municipais, os “filhotes” desta árvore ancestral que tantas pessoas conheceu e tantas histórias presenciou, existindo no nosso território desde a fundação do Município de Estarreja, tendo como referência histórica o Foral do Antuã atribuído em 1519.
As plantas vão ficar a crescer nas estufas municipais da Quinta do Marinheiro, em Avanca, e quando estiverem prontas, poderão ser plantadas em espaços verdes do nosso município.
No âmbito do Compromisso Verde, que enquadra a estratégia municipal da política de ambiente e sustentabilidade, o Município de Estarreja vai apresentar brevemente um projeto de plantação de espécies florestais autóctones, uma vez que viu aprovada uma candidatura ao fundo de árvores “Floresta Comum”, tendo conseguido cerca de 5 mil árvores e arbustos que serão plantados nas áreas naturais do nosso concelho.
Desde 2018, já foram plantadas quase 7 mil árvores no Concelho de Estarreja.
Todas as escolas do concelho são Eco-Escolas
Recorde-se que a implementação do projeto Eco-Escolas, em todas as escolas do Concelho, é uma vitória do Município e da sua comunidade. As 9 escolas do concelho são merecedoras do galardão “Bandeira Verde Eco-Escolas”, o que traduz o envolvimento das diversas comunidades escolares dos diferentes níveis de ensino, bem como de toda a comunidade educativa.
O Município de Estarreja, enquanto dinamizador e parceiro das suas EcoEscolas, encoraja ações e atividades promotoras de conservação das florestas naturais com iniciativas de sementeira ou de plantação de árvores.
A Educação Ambiental é um dos pontos fortes da ação municipal e que tem contribuído, ao lado de outros indicadores, para a conquista da Bandeira Verde ECOXXI, que o Estarreja exibe orgulhosamente desde 2012, sendo um galardão que representa o empenho dos Municípios em torno das boas práticas de sustentabilidade.
O futuro mais sustentável começa-se a construir com as gerações mais novas que desafiam e envolvem os adultos no cumprimento das boas práticas ambientais.