Instaladas 2 mil luminárias LED em 2022

terça, 31 de janeiro 2023

No âmbito do programa de substituição de luminárias de vapor de mercúrio e de sódio, em fim de vida útil, a E-Redes, concessionária da Câmara Municipal de Estarreja para a gestão da rede de iluminação pública, instalou no último ano, 2000 luminárias LED no município, atingindo-se uma taxa de penetração LED no concelho de 57%.

Num universo de 10312 luminárias que constituem o parque concelhio, foram já substituídas 5848 para LED. Para o ano de 2023, prevê-se que sejam instaladas 1200, sendo expectável que Estarreja atinja uma cobertura de 68%.

Os dois mil equipamentos instalados em 2022 proporcionam uma poupança de consumos de energia elétrica estimada em cerca de 434 MWh/ano e uma redução de emissões de cerca de 64 TonCO2eq.

O recurso à tecnologia LED, em substituição da tecnologia convencional, assenta na sua maior eficiência energética, durabilidade dos equipamentos e, não menos importante, a sustentabilidade ambiental que implica, com redução de consumo e diminuição da fatura de energia.