Bolsas de Estudo do Ensino Superior: candidaturas até dia 30 de novembro

Apresenta a tua candidatura na plataforma digital bolsas.cm-estarreja.pt

segunda, 28 de novembro 2022

As candidaturas para a 14.ª edição das Bolsas de Estudo do Ensino Superior, promovidas pela Câmara Municipal de Estarreja, decorrem até dia 30 de novembro e devem ser apresentadas online, através da plataforma https://bolsas.cm-estarreja.pt.

Destinado a estudantes dos 17 aos 25 anos residentes no concelho, este programa municipal anual prevê a atribuição de 10 novas bolsas, com um valor mensal até 125€ (consoante o escalão), durante um período de 10 meses, correspondente ao ano letivo. O regulamento define três escalões de apoio, com atribuição dos seguintes valores anuais: 750€, 1000€ ou 1250€.

O programa prevê ainda a possibilidade de renovação de bolsas atribuídas em edições anteriores. São consideradas como condições preferenciais na atribuição das bolsas de estudo o menor rendimento per capita do agregado familiar e o melhor aproveitamento escolar.

Em 13 edições, foram atribuídas um total de 257 bolsas aos estudantes estarrejenses.

Sem prejuízo do contributo de todos, desde logo da família e da escola, incumbe também às autarquias locais, especiais responsabilidades na educação e ensino dos jovens, não podendo as diferenças económicas e sociais, serem fatores impeditivos do acesso à educação e à formação.

Com a criação das Bolsas de Estudo do Ensino Superior em 2009, a Câmara Municipal de Estarreja passou a auxiliar na formação qualificada dos jovens que necessitam desta ajuda. A prestação pecuniária é destinada à comparticipação nos encargos inerentes à frequência do ensino superior.

Acreditando que a educação e a formação são fatores essenciais para o desenvolvimento económico e social do concelho, a Câmara Municipal de Estarreja procura desta forma motivar os jovens a estudar, apoiando financeiramente os que não dispõem dos meios económicos suficientes. Em contrapartida, o bolseiro disponibiliza 80 horas por ano de serviço à comunidade enquadradas em programas municipais.

Regulamento das Bolsas de Estudo do Município de Estarreja