Estarreja, a Cidade-Galeria vai ganhar mais obras com o ESTAU

Festival de arte urbana começa no dia 10 com nomes como Bordalo II e Pantónio

sábado, 03 de setembro 2022


O ESTAU está de regresso às ruas de Estarreja. De 10 a 18 de setembro, a cidade-galeria recebe a 5.ª edição do festival, onde estarão em destaque as criações de arte urbana - com residências artísticas e pinturas ao vivo dos portugueses Pantónio, Bordalo II, Mariana Duarte Santos, Ruído, Daniela Guerreiro, Pitanga, do artista local Mário Afonso e do brasileiro Thiago Mazza. O evento cruza-se com outras ações: workshops, exposições, conversas, cinema, teatro, música, performances, animação de rua e visitas guiadas. O festival renova todos os propósitos para o qual foi desenhado, procurando envolver a comunidade local e provocar o diálogo e a reflexão.

O festival, organizado pelo Município de Estarreja, pinta-se de verde como forma de manifesto, alertando consciências. A sustentabilidade ambiental é o principal tema da edição deste ano, com muitas das telas a refletir o património natural e a biodiversidade do território, apelando à reflexão sobre o impacto das alterações climáticas nesta nossa riqueza natural. 

Intervenção pioneira: tanque industrial transforma-se numa tela de arte

Conforme explica a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Isabel Simões Pinto, “vivemos momentos em que o impacto das alterações climáticas começa a ser demasiado evidente no mundo e a mudança é um desafio que só é possível superar se o fizermos em conjunto. Nesta edição do ESTAU, enquanto espaço artístico que pretende estimular a reflexão e pensamento crítico sobre tudo o que nos rodeia, queremos que o tema da sustentabilidade seja encarado como um desafio de todos e cada um de nós, enquanto cidadão, tem que assumir o compromisso da transição climática para uma sociedade mais neutra, para que possamos continuar a contemplar a biodiversidade riquíssima e outros recursos naturais que temos que preservar com urgência”.

A esta causa e compromisso junta-se a Bondalti, uma das empresas do complexo químico de Estarreja, permitindo uma pintura mural de grande dimensão, num tanque industrial. “É uma intervenção pioneira em Portugal e, através da arte pública, pretende-se uma aproximação da indústria química à comunidade, com uma mensagem de reforço do seu compromisso de atuação responsável e contributo para os objetivos do desenvolvimento sustentável”, explica a autarca.

Thiago Mazza, grande expoente do muralismo contemporâneo brasileiro e conhecido no cenário da arte urbana pelo seu domínio na representação da fauna e da flora, dará corpo a este projeto artístico. 

Bordalo II é outro dos nomes fortes desta edição e volta a Estarreja para criar mais um “Big Trash Animal”, da série de animais feitos de lixo que o artista tem espalhado por todo o mundo. O autor do Guarda-Rios (Parque Municipal do Antuã/2015), peça que precipitou e fez voar o ESTAU em 2016, vai dar vida a uma nova ave, a águia-sapeira, questionando uma vez mais a sociedade materialista sobre o consumo e produção excessivos, que resultam na contínua produção de “lixo” e, consequentemente, na destruição do nosso Planeta. Pela sua forte ligação a um ecossistema importantíssimo para a região, a Ria de Aveiro, é na Vila da Ria - Pardilhó que pode ver nascer esta peça de arte. Uma ação realizada no âmbito do projeto de programação cultural em rede “Descobrir e Experienciar novos territórios Estarreja/Aveiro/Covilhã”.

Outros trabalhos irão fortalecer a mensagem de sensibilização para a proteção do ambiente: a estética única do artista reconhecido nacional e internacionalmente, Pantónio; a pintura realista de Daniela Guerreiro; e o mundo imaginário de Pitanga, que trabalhará com um grupo de alunos da Escola Secundária de Estarreja na pintura dum muro junto à Estação de Caminhos de Ferro, no âmbito de uma parceria com a IP – Infraestruturas de Portugal. 

O ESTAU continua a pôr a arte urbana a falar com a cidade, com as pessoas, com a natureza e com o património. E por isso a identidade local é mote de inspiração para os artistas: Mariana Duarte Santos vai às origens do distintivo Carnaval de Estarreja; a dupla Ruído aposta numa composição em homenagem ao poeta Francisco Joaquim Bingre, o Cisne do Vouga, na primeira incursão do ESTAU à freguesia de Canelas; Mário Afonso recorre ao azulejo para contar a história da cidade, a partir de imagens do Arquivo Municipal.

A programação paralela apresenta os workshops “Estarreja Sensorial”, com Marta Pombeiro, e de “Colagem Criativa”, de Margarida Girão. Haverá cinco exposições para apreciar em diferentes espaços públicos que cruzam a ilustração, a fotografia, as tradições, entre outras linguagens artísticas. Destaque para a mostra de fotografia “Fábrica de Histórias” que fará reviver momentos da visita performativa ocorrida em junho de 2022, numa criação artística que contou com a participação da comunidade, e desvendará alguns espaços da futura Fábrica da História – Arroz em construção no Antigo Descasque.

Grande produção de teatro com “A Passarola”

No teatro, destaque para “A Passarola” (17 de setembro, Praça Francisco Barbosa), espetáculo de teatro comunitário do Trigo Limpo Teatro ACERT, a partir de uma adaptação livre do romance Memorial do Convento, de José Saramago. Ao grupo de artistas da ACERT, irá juntar-se um grupo de participantes da cidade para juntos tornarem real este espetáculo, que tem a Passarola como engenho cénico. Todos os interessados em tornarem-se atores e atrizes numa peça memorável devem fazer a sua inscrição, neste formulário www.bit.ly/ESTAU22_passarola.

Os concertos de Felipe Fontenelle (dia 10) e de Modulatos Project (dia 18), na Praça Francisco Barbosa, chegam pela mão da D’Orfeu, no âmbito do circuito de música ao vivo Outonalidades.  


O festival ESTAU acontece na cidade de Estarreja, distrito de Aveiro, de dois em dois anos, mas o seu “museu a céu aberto” reside nas ruas do concelho o ano inteiro.

A galeria de arte continuará a crescer nesta 5.ª edição do ESTAU e as visitas guiadas (dias 11, 17 e 18) são a melhor forma de descobrir as cerca de 40 obras assinadas por alguns dos melhores artistas urbanos internacionais: os portugueses VHILS, BORDALO II, SAMINA, ANDRÉ DA LOBA, AKACORLEONE, HALFSTUDIO, THE EMPTY BELLY ou os artistas estrangeiros ISAAC CORDAL (Espanha), BOSOLETTI (Argentina), FINTAN MAGEE (Austrália), BICICLETA SEM FREIO (Brasil), MARINA CAPDEVILA (Espanha), MILLO (Itália), ANA MARÍA (Porto Rico), MOHAMED L'GHACHAM (Marrocos) ou MANOLO MESA (Espanha).  

Para além das pinturas murais em execução, mais de 20 iniciativas integram a programação paralela e todas as atividades têm entrada livre. Consulte aqui a brochura com mais informações sobre os artistas que compõem o núcleo desta edição e o programa completo do ESTAU’22 (versão pdf disponível aqui).

 

 

CIRCUITO DE ARTE URBANA - PROGRAMAÇÃO PERMANENTE

THIAGO MAZZA (Brasil)
Local: Depósito da Bondalti

PANTÓNIO (Portugal)
Local: Avenida 25 de Abril, centro da cidade

MARIANA DUARTE SANTOS (Portugal)
Local: Rua Souto Alves, centro da cidade

RUÍDO (Portugal)
Local: Largo Francisco Bingre, Canelas

DANIELA GUERREIRO (Portugal)
Local: Rua do Feiro (acesso ao BioRia), Salreu

PITANGA (Portugal) + Alunos da Escola Secundária de Estarreja
Local: Avenida Visconde de Salreu, centro da cidade 

BORDALO II (Portugal)
Local: Ribeira da Aldeia, Pardilhó

MÁRIO AFONSO (Portugal)
Local: Roteiro na cidade (Rua Dr. Dionísio de Mouro, Avenida Visconde de Salreu, Rua Dr. Alberto Vidal, Largo dos Heróis da Grande Guerra, Praceta do Mercado Municipal, Parque Municipal do Antuã)

 

VISITAS GUIADAS
Inscrições obrigatórias e limitadas
Ponto de encontro: “Guarda Rios” | Parque Municipal do Antuã

11 de setembro, domingo
15h00 CINESTÉSICO, VISITA DANÇADA ESTAU

Formulário www.bit.ly/ESTAU22_cinestesico

17 de setembro, sábado
17h00 VISITA GUIADA ESTAU COM LÍNGUA GESTUAL 

Formulário de inscrição

18 de setembro, domingo
10h00 ESTAU Aqui, ESTAU Ali - VISITA GUIADA ÀS FREGUESIAS 

Formulário www.bit.ly/ESTAU22_visita_freguesias

11h00 CINESTÉSICO, VISITA DANÇADA ESTAU
Formulário www.bit.ly/ESTAU22_cinestesico

17h00 VISITA GUIADA ESTAU COM LÍNGUA GESTUAL
Formulário de inscrição


WORKSHOPS/ OFICINAS

13, 14 e 15
ESTARREJA SENSORIAL 

Exploração sonora e visual na cidade com Marta Pombeiro
Biblioteca Municipal / 10h-12h ~ 14h-16h
A partir dos 10 anos. Limitado a 15 participantes dia, mediante inscrição
Formulário www.bit.ly/ESTAU22_Estarreja_sensorial

17 de setembro, sábado
Workshop de COLAGEM CRIATIVA + ‘lambe lambe’
, com Margarida Girão
Biblioteca Municipal / 9h30-13h30
Limitado a 12 participantes
Formulário  www.bit.ly/ESTAU22_colagem_criativa

 

PROGRAMAÇÃO PARALELA

10 de setembro, sábado
PROVOCAR A PAISAGEM
 Apresentação de instalações artísticas de Fernando Aranda, Mário Afonso e Marzia Bruno
Curadoria de Rachel Caiano
15h00 | Parque Municipal do Antuã

APRESENTAÇÃO DO CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO "JOÃO, QUERIDO AMIGO”
E CONVERSA COM O CURADOR E DESIGNER JORGE SILVA
 
17h00 | Casa da Cultura 

DESCANSO NA TUA VOZ Criação de Diana Sá
21h00 | Praça Francisco Barbosa

 

11 de setembro, domingo
CONTOS COM FRALDAS 

11h00 | Biblioteca Municipal 
Inscrição obrigatória
Formulário www.bit.ly/ESTAU22_contos_com_fraldas

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA “FÁBRICA DE HISTÓRIAS”
E CONVERSA COM RICARDO CORREIA (CASA DA ESQUINA, CRIADOR DO PROJETO ARTÍSTICO) E CARLOS GOMES (FOTÓGRAFO)

17h00 | Fábrica da História – Arroz (Antigo Descasque)

SALA DE ESTAR “OUTONALIDADES” COM FELIPE FONTENELLE
19h00 | Praça Francisco Barbosa

13 de setembro, terça-feira
INAUGURAÇÃO DA INSTALAÇÃO “ENTRE AGULHAS – UM NOVO OLHAR SOBRE O ESTAU”
15h00 | Varanda dos Paços do Concelho

 

14 de setembro, quarta-feira 
CONVERSA COM ARTISTAS

21h30 | Jardim da Biblioteca Municipal

 

15 de setembro - quinta-feira
ESTAU SUNSET - DJ EDGAR MARQUEZ
18h00 | Praça Francisco Barbosa

“Quintas de Cinema” OLHARES, LUGARES de Agnès Varda 
21h30 | Cine-Teatro de Estarreja

 

16 de setembro – sexta-feira
ESTARREJA SENSORIAL
Inauguração da exposição resultante das oficinas com Marta Pombeiro
17h00 | Biblioteca Municipal 

ESTAU SUNSET - DJ ZÉ GABRIEL
18h00 | Praça Francisco Barbosa

 

17 de setembro – sábado
“OS PIORES CONTOS DO MUNDO” SESSÃO DE CONTOS COM RODOLFO CASTRO 
16h00 | Jardim da Biblioteca Municipal

Inscrição obrigatória
Formulário www.bit.ly/ESTAU22_piores_contos_mundo

A PASSAROLA
Trigo Limpo teatro ACERT
Espetáculo de teatro de rua comunitário. Uma adaptação teatral livre do romance Memorial do Convento de José Saramago.
21h30 | Praça Francisco Barbosa

»» EMBARQUE NESTA EXPERIÊNCIA TEATRAL ÚNICA
Limitado a 40 participantes (a partir dos 14 anos)
Inscrições até 11 de setembro 
Formulário www.bit.ly/ESTAU22_passarola

18 de setembro – domingo
SALA DE ESTAR “OUTONALIDADES” COM MODULATUS PROJECT

19h00 | Praça Francisco Barbosa


EXPOSIÇÕES
3 de setembro a 7 de outubro
“JOÃO, QUERIDO AMIGO: FACETAS DE JOÃO CARLOS CELESTINO GOMES, ILUSTRADOR”

Curadoria de Jorge Silva
Casa da Cultura
Horário:
2ª a 6ª feira: 9h - 17h 
Sábado: 10h - 12h30
Domingo: 14h30 - 17h

10 a 18 de setembro
PROVOCAR A PAISAGEM
 – Instalações artísticas de Fernando Aranda, Mário Afonso e Marzia Bruno
Curadoria de Rachel Caiano
Parque Municipal do Antuã 

11 a 18 de setembro
“FÁBRICA DE HISTÓRIAS”
, Projeto artístico de Ricardo Correia e fotografias de Carlos Gomes
Fábrica da História – Arroz (Antigo Descasque)
Horário:
12 a 16 (2ª a 6ª feira): 17h-20h
17 e 18 (sábado e domingo): 10h-12h | 15h-19h

13 de setembro a 23 outubro
INSTALAÇÃO “ENTRE AGULHAS – UM NOVO OLHAR SOBRE O ESTAU”

Varanda dos Paços do Concelho

16 de setembro a 8 de outubro
ESTARREJA SENSORIAL

Exposição resultante das oficinas com Marta Pombeiro
Biblioteca Municipal 
Horário:
17 e 18: 10h-12h | 15h-19h
20 de setembro a 8 de outubro:
3ª a 6ª feira: 10h-18h
Sábados: 9h30-13h/ 14h-17h30

 

 

Contactos para mais informações
Câmara Municipal de Estarreja
Divisão da Cultura, Eventos e Turismo
dcet@cm-estarreja.pt / 234811300 (Bilheteira Cine Teatro de Estarreja)

Organização 
Município de Estarreja

Parceiros de programação 
Mistaker Maker
Cine Clube de Avanca
Casa Museu Marieta Solheiro Madureira
D’Orfeu

Apoio Institucional
Turismo do Centro de Portugal

Apoios
Bondalti
IP - Infraestruturas de Portugal
CP – Comboios de Portugal
Toyota
Cine-Teatro de Estarreja
BioRia
Casa Museu Egas Moniz
Biblioteca Municipal