Estarreja celebra o Dia Internacional da Juventude

O Município de Estarreja assinala o Dia Internacional da Juventude, que se celebra a 12 de agosto, com atividades gratuitas dirigidas a todos os jovens do concelho.

quarta, 10 de agosto 2022

Em 2022, as Nações Unidas escolheram o tema “Solidariedade Intergeracional: criar um mundo para todas as idades”, com o objetivo de “chamar a atenção para o potencial que todas as gerações têm para a promoção de relações e parcerias intergeracionais bem-sucedidas e equitativas por forma a garantir que ninguém seja deixado para trás.”

Visitas à Casa Museu Egas Moniz, passeios de bicicleta ou de kayak no Percurso de Salreu do BioRia são as propostas da autarquia para a próxima sexta-feira. João Alegria, vereador da Juventude, refere que “mesmo com gestos simples, a Câmara Municipal tem como uma das suas missões fazer com que os jovens se sintam parte integrante na construção do futuro.”

Por resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa entre 8 e 12 de agosto de 1998, assinala-se a 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude.

Esta data constitui uma oportunidade para assinalar a visão da população jovem sobre as questões e as suas iniciativas. Atualmente, os jovens têm um papel crucial na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O mundo tem testemunhado a mobilização, sem precedentes, das pessoas jovens em todo o mundo, o que demonstra o enorme potencial que possuem para responsabilizar decisores. A Década de Acão anunciada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, em setembro de 2019, exige que as populações, incluindo a jovem, gerem um movimento imparável que alavanque as transformações necessárias.

Programa 12 de agosto:

09h30 ~12h30 / 14h00 ~18h00