BioRia: um verão cheio de atividades para os amantes da natureza

Aventurar-se por Estarreja e descobrir a riqueza natural do Baixo Vouga Lagunar são os desafios do BioRia, projeto de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja.

sexta, 15 de julho 2022

São várias as atividades criadas para todos aqueles que estão prontos para conhecer este tesouro natural, durante os meses de julho e agosto.

“Astronomia e Biologia no BioRia” com José Matos, da FISUA - Associação de Física da Universidade de Aveiro, é a primeira proposta para os visitantes. Agendada para os dias 16 de julho e 20 de agosto, às 22h, convida todos os participantes a estarem com os olhos postos no céu, e atentos à biodiversidade local.

Na manhã do dia 23 julho, às 9h30, há um passeio botânico no Percurso do “Rio Jardim” para conhecer e aprender a identificar algumas espécies de flora que por lá existem. Tudo isto com o auxílio dos biólogos do BioRia e do Guia da Flora do Baixo Vouga Lagunar.

Com partida do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, em Salreu, a sugestão para dia 6 de agosto, às 9h30, é um passeio de bicicleta às Ribeiras de Veiros para observar e conhecer os habitats e a biodiversidade da região.

Uma semana depois, dia 13 de agosto, à mesma hora, partimos “À Descoberta do Bocage”, numa caminhada interpretativa de cerca de 7km, pelo interior do Bocage de Canelas e Fermelã, com acompanhamento dos biólogos do BioRia.

A fechar este conjunto de iniciativas, há uma ação de voluntariado ambiental “Controlo da Dispersão de Erva-das-pampas nos Percursos do BioRia”, no dia 27 de agosto. Das 9h30 às 12h30, e das 14h às 18h, todos contribuirão para a luta contra as plantas invasoras e para a preservação da biodiversidade local.

Mais informações e inscrições através do telemóvel 962774466 ou do email visitabioria@cm-estarreja.pt.