BioRia: um verão cheio de atividades para os amantes da natureza
Aventurar-se por Estarreja e descobrir a riqueza natural do Baixo Vouga Lagunar são os desafios do BioRia, projeto de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja.
São várias as atividades criadas para todos aqueles que estão prontos para conhecer este tesouro natural, durante os meses de julho e agosto.
“Astronomia e Biologia no BioRia” com José Matos, da FISUA - Associação de Física da Universidade de Aveiro, é a primeira proposta para os visitantes. Agendada para os dias 16 de julho e 20 de agosto, às 22h, convida todos os participantes a estarem com os olhos postos no céu, e atentos à biodiversidade local.
Na manhã do dia 23 julho, às 9h30, há um passeio botânico no Percurso do “Rio Jardim” para conhecer e aprender a identificar algumas espécies de flora que por lá existem. Tudo isto com o auxílio dos biólogos do BioRia e do Guia da Flora do Baixo Vouga Lagunar.
Com partida do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, em Salreu, a sugestão para dia 6 de agosto, às 9h30, é um passeio de bicicleta às Ribeiras de Veiros para observar e conhecer os habitats e a biodiversidade da região.
Uma semana depois, dia 13 de agosto, à mesma hora, partimos “À Descoberta do Bocage”, numa caminhada interpretativa de cerca de 7km, pelo interior do Bocage de Canelas e Fermelã, com acompanhamento dos biólogos do BioRia.
A fechar este conjunto de iniciativas, há uma ação de voluntariado ambiental “Controlo da Dispersão de Erva-das-pampas nos Percursos do BioRia”, no dia 27 de agosto. Das 9h30 às 12h30, e das 14h às 18h, todos contribuirão para a luta contra as plantas invasoras e para a preservação da biodiversidade local.
Mais informações e inscrições através do telemóvel 962774466 ou do email visitabioria@cm-estarreja.pt.