Estarreja celebra o Dia Internacional da Felicidade
Assinalando o Dia Internacional da Felicidade, o Grupo de Saúde Mental da Rede Social de Estarreja, em colaboração com a Câmara Municipal de Estarreja, promove a exibição do filme “Dois é uma família”, sublinhando a seguinte mensagem: “a felicidade só se torna real quando partilhada”. A sessão está agendada para o dia 20 de março, no Cine-Teatro de Estarreja, às 16H00, com entradas são gratuitas.
O Dia Internacional da Felicidade celebra-se anualmente a 20 de março. O seu propósito é destacar a importância da felicidade e do bem-estar para o ser humano. Pretende-se também sensibilizar os líderes políticos para a criação de políticas públicas que atuem nesse sentido, em áreas como o desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. Este dia foi criado através da Resolução 66/281 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 28 de junho de 2012.
A data foi inspirada num país asiático, o Botão, que promove o conceito “Felicidade Nacional Bruta” sobre o “Produto Interno Bruto” (PIB), reconhecendo o valor da felicidade para o país. Em 2012, a proposta “Felicidade e Bem-Estar, um novo paradigma económico”, foi aprovada por unanimidade pelos 193 estados membros da ONU, defendendo que a busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental e ressalvando também a relevância da felicidade como aspiração universal e a importância da mesma nas metas da política pública.
O Grupo de Saúde Mental da Rede Social de Estarreja, no âmbito das atividades relacionadas com a Saúde Mental da população concelhia, percebeu a pertinência desta temática e de a realçar, permitindo a todos os envolvidos a criação de momentos de reflexão e partilha da sua forma de sentir e pensar.
"Dois É Uma Família" – sinopse do filme
Solteiro e despreocupado, Samuel vive em Marselha (França) sem responsabilidades. Tudo mudo quando Christine, uma das suas antigas conquistas de Inglaterra, lhe aparece com um bebé nos braços e o informa que é ele o pai. Julgando-se incapaz de cuidar da filha, Samuel viaja para Londres, determinado a devolvê-la à mãe, mas não a consegue encontrar. Oito anos passados, ainda a viver em Londres, pai e filha são inseparáveis. Inesperadamente, a mãe reaparece, empenhada em recuperar a guarda da menina.
"Remake" da comédia dramática "No se Aceptan Devoluciones" (2013), do espanhol Eugenio Derbez, "Dois É Uma Família" é realizado por Hugo Gélin e interpretado por Omar Sy, Clémence Poésy, Antoine Bertrand e Gloria Colston, entre outros.