COVID-19: Mais de 800 crianças vacinadas no Centro de Vacinação de Estarreja

segunda, 17 de janeiro 2022


O Centro de Vacinação (CVC) de Estarreja dedicado à vacinação contra a COVID-19 vacinou 870 crianças entre os 5 e os 11 anos, nos dias 18 e 19 de dezembro e 7, 8 e 9 de janeiro. Nesses dois fins de semana, a equipa de profissionais estarrejense vacinou ainda 560 elementos da comunidade escolar.

No que diz respeito à dose de reforço para a população adulta, foi administrada a: 82,6% dos idosos com mais de 80 anos; a 85% dos idosos entre os 75 e 79 anos; a 79% aos que têm entre 65 e 74 anos; e a 7% da população com 45 a 64 anos, dados referentes a dezembro de 2021.  

Instalado no Centro de Saúde de Estarreja, o CVC de Estarreja encontra-se em funcionamento desde janeiro de 2021, cumprindo este mês um ano de funcionamento “na comunidade estarrejense e para a comunidade estarrejense”, sublinha a enfermeira Sandra Borges. 

De acordo com a responsável do CVC local, foi necessário instituir “um método novo de trabalho”, envolvendo todos os profissionais das unidades de saúde do concelho, que exigiu um conjunto de mudanças e um esforço de adaptação por parte dos profissionais de saúde, tendo como missão primordial “cumprir os números exigidos com qualidade e proteger com a maior celeridade a nossa população.” 

De realçar que o CVC de Estarreja foi dando resposta a diversos públicos, não exclusivamente do concelho de Estarreja. “Atendemos os ‘nossos’ e os que neste processo, apesar de não serem estarrejenses, também passaram a ser nossos”, nomeadamente cidadãos provenientes dos concelhos vizinhos da Murtosa, Albergaria-a-Velha e Oliveira de Azeméis, bem como São João da Madeira. 

A responsável pelo CVC de Estarreja, Sandra Borges, reforça que “o empenho e a dedicação dos profissionais em darem o seu melhor é apanágio do CVC de Estarreja até a data e contamos que assim continue a ser.” A profissional agradece ainda “a toda a comunidade a colaboração no desenvolvimento deste processo e esperamos poder continuar a contar com a compreensão, empatia e respeito com que temos sido abordados.”

 

Lókas anima e descontrai os mais novos 

Nos dias 5 e 6 de fevereiro, haverá um novo período de vacinação destinado à faixa etária dos 5 aos 11 anos. Numa ação conjunta do Município de Estarreja e da Associação do Carnaval de Estarreja, e depois da sua aplaudida participação no primeiro fim de semana de janeiro, a Lókas, mascote do Carnaval, voltará a estar presente no centro para animar e descontrair as crianças estarrejenses no momento de receberem a primeira dose contra a COVID-19.

 

Calendário de vacinação: 
. terças-feiras, sextas-feiras e sábados das 8h às 20h 
. domingos das 9h às 17h 
(Estes dias para vacinação de adulto consoante o descrito na Norma da DGS 02/2021 de 30/01/2021 atualizada a 11/01/2022)

Casa Aberta: terças-feiras, sextas-feiras e sábados, das 8h às 18h
domingo, das 9h às 16h

\\ Próximo período para vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos: 5 de fevereiro, sábado, das 8h às 20h e 6 fevereiro, domingo, das 9h às 17h.

A marcação para a toma da vacina contra a COVID-19 está disponível através do portal do autoagendamento.