Alunos dançam excerto da peça de dança “Amaramália” que amanhã sobe ao palco do CTE
Workshop de dança juntou alunos e bailarinos da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, em Estarreja.
Durante a manhã desta sexta-feira, 49 alunos do Curso Básico de Dança da Jobra – Associação de Jovens da Branca tiveram a oportunidade única de participar num workshop de dança dirigido pelo bailarino da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Francisco Ferreira. Esta atividade antecipa o espetáculo de dança “Amarmália”, agendado para este sábado, dia 23, às 21h30, no Cine Teatro de Estarreja.
“Ministrar este workshop permite-me ter uma relação privilegiada com estes jovens. Por um lado, porque entendo a posição deles, pois já estive no seu lugar. E, por outro, porque serve como uma aprendizagem que a escola não consegue alcançar”, frisou o bailarino Francisco Ferreira.
Renato Gomes, professor e coordenador pedagógico do Curso Básico de Dança da Jobra, entende que estas sessões são essenciais para que os alunos “percebam para o que estão a trabalhar e aonde pretendem chegar.” O contacto com profissionais permite a estes futuros bailarinos “conhecer e praticar outras estéticas explorando assim diversas formas, dimensões e dinâmicas do movimento”, salientou o docente.
Acredita ainda que “amanhã, depois de terem vivido esta experiência e aprendido um excerto da peça, quando assistirem ao espetáculo “Amarmália” com a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, vão entender melhor a peça e identificar a linguagem do coreógrafo Vasco Wellenkamp.”
Francisco Ferreira convida todos a assistirem ao “Amarmália” que alia a dança, a poesia, a voz e os fados de Amália Rodrigues. “Nós bailarinos, amanhã, em palco, teremos a responsabilidade de passar o sentimento do coreógrafo Vasco Wellenkamp por Amália e pela cultura portuguesa algo que é tão difícil de interpretar e comunicar, através do movimento.”
Adquira o bilhete para o espetáculo na plataforma online BOL, na bilheteira física, no horário habitual, ou pode reservar o seu lugar através do tel. 234 811 300.