Informação do Serviço Municipal de Proteção Civil

sexta, 15 de outubro 2021

No âmbito das competências do Serviço Municipal de Proteção Civil, e de acordo com os esclarecimentos prestados pela Bondalti, informa-se que, esta manhã, pelas 11:30, a fábrica de acido nítrico do Complexo de Estarreja parou intempestivamente, devido a um corte externo de energia elétrica.

A paragem súbita origina uma baixa de rendimento do sistema de tratamento de gases e uma emissão pontual de óxidos de azoto. Esta é uma limitação até das melhores tecnologias existentes, que é o caso da existente na Bondalti em Estarreja, não sendo possível evitar esta situação.

Durante alguns minutos há uma emissão destes poluentes, com forte impacto visual, mas não constitui qualquer risco para a saúde da população, ambiente, nem para a segurança das instalações.

A Bondalti refere ainda que está em contacto com as autoridades, prestando todos os esclarecimentos e colaboração, e informa que o normal funcionamento desta unidade já foi restabelecido.