Jornadas Europeias do Património 2021: Património Inclusivo e Diversificado

De 17 de setembro a 2 de outubro, a Câmara Municipal de Estarreja propõe, como tem sido habitual em anos anteriores, um conjunto de atividades relacionadas com o património e a cultura, no âmbito das Jornadas Europeias do Património (JEP) 2021, sob o tema “Património Inclusivo e Diversificado.

segunda, 13 de setembro 2021

A importância das JEP sempre se manifestou na sua capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve. Durante 2021 e no futuro, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), coordenadora nacional das JEP quer “garantir que isso possa incluir todos na sua diversidade.”

O tema da edição deste ano procura celebrar a diversidade e possibilitar a inclusão de todos na sociedade. A DGPC entende por “diversidade”, “pessoas de diferentes raças, etnias, géneros, idades, religiões, habilidades e orientações sexuais, bem como pessoas com diferenças na educação, experiências e rendimentos. E por “inclusão” queremos dizer criar uma experiência acolhedora e aberta para todas as pessoas, por exemplo, removendo barreiras à participação como acesso físico, idioma ou custos.”

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização para a importância da salvaguarda do Património. Este evento cultural é o mais amplamente celebrado e partilhado, pelos cidadãos da Europa.

17 setembro | sexta | 18h | Casa da Cultura
INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “DIÁLOGOS COM A NATUREZA” de MARIA PINTO
Desde cedo as viagens fizeram parte da vida de Maria Pinto, natural de Estarreja, tendo percorrido inúmeros locais do globo onde, a fotografia sempre a acompanhou. Pratica vários temas da imagem, sendo a natureza aquele que mais aprecia. A emoção e a criatividade fazem parte do seu estilo fotográfico, gosta de poder chegar através da emoção e fazer sentir a beleza e fragilidade do meio natural. Para visitar até 31 de outubro de 2021.

24 de setembro | sexta | 19h30 | Online na página da DGPC
AVIVAR MEMÓRIAS
Este projeto visa recuperar as memórias, salvaguardar o património imaterial, e ainda promover as relações entre as pessoas, a inclusão social e o envolvimento da comunidade estarrejense.
“Avivar Memórias” – Recolha de Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja consiste igualmente em identificar intervenientes, de todas as freguesias do Concelho, que possam contribuir, com as suas estórias e memórias para o enriquecimento da história local. Neste dia vamos recuperar memórias imateriais, que de outra forma ficariam perdidas, com o Mestre António Esteves; Albertina Florentino; Jesus Almeida; Maria dos “Tamancos”; Alzira Rezende; Maria Odete; Maria Augusta e Maria Margarida (mondadeiras); e Ilda da Silva Ferreira.

25 de setembro | sábado | 16h ~ 18h30 | Casa Museu Marieta Solheiro Madureira
MÚSICA E POESIA
A Casa Museu celebra estas jornadas com um piquenique nos jardins, seguido de uma visita guiada. A tarde termina com um momento musical e uma atuação do clube de poesia de Estarreja.
Inscrições até ao dia 20 de setembro através do email info@fundacaomadureira.com ou dos telefones 234 842 241/963 795 410

2 de outubro | sábado | 10h30 | Casa Museu Egas Moniz
RECANTOS DO MARINHEIRO
Percurso pelos "Recantos do Marinheiro" onde nos espaços construídos e vividos por Egas Moniz, serão narrados episódios e vivências que nortearam a vida de Egas Moniz, nesta Casa Museu.
Inscrições até dia 29 de setembro através do email museuegasmoniz@cm-estarreja.pt| Mínimo 6 e máximo de 10 pessoas