Jovens “guardiões da floresta”

quinta, 26 de agosto 2021

Durante o mês de julho, trocaram a toalha de praia pela missão de vigiar, proteger e limpar a floresta.

13 jovens estarrejenses com idades entre os 16 e os 25 anos, trocaram as férias para integrarem o programa de voluntariado, “Juntos Pela Floresta, todos contra o fogo no concelho de Estarreja 2021” promovido pela Câmara Municipal de Estarreja desde 2006. Durante 30 dias, de 1 a 30 de julho, os voluntários vigiaram e recolheram cerca 5 toneladas de resíduos e que foram entregues à ERSUC.

Vigilância móvel ativa; alerta de fogos florestais; recolha de resíduos em áreas florestais; georreferenciação de lixeiras clandestinas em espaço florestal; e sensibilização da população foram algumas das tarefas que ocuparam os dias dos jovens participantes.

O Agrupamento de Escuteiros de Estarreja também vestiu a camisola por esta causa. Por um dia, no dia 24 de julho, sábado, os escuteiros tornaram-se “guardiões da floresta” e recolheram 80 kg de lixo e ainda assistiram a uma demonstração com a corporação de bombeiros sobre o equipamento que é usado no combate aos incêndios: florestal e sapador.

Este programa de voluntariado jovem para as florestas, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja e coordenado pelo Gabinete de Proteção Civil e Florestal da Autarquia que articula com os Agentes da Proteção Civil locais (Bombeiros e GNR) as ações desenvolvidas, tem atraído cada vez mais jovens que, durante o período da atividade, tratam da vigilância e limpeza das áreas florestais, procurando evitar a ocorrência de incêndios no concelho.