Protocolo para nova Rotunda na Variante à EN224 em Pardilhó

segunda, 23 de agosto 2021


A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, (ver ata da reunião de Câmara) aprovar a proposta de celebração do acordo de gestão entre o Município de Estarreja e a Infraestruturas de Portugal S.A. (IP), que tem por objeto a construção de uma rotunda na Variante à EN 224, melhorando o acesso rodoviário ao Eco Parque Empresarial e à zona nascente do lugar de Monte de Cima, Pardilhó, onde fica instalada a empresa AviSabor.

O Município de Estarreja considera que a construção da rotunda ao km 0+750 na variante à EN 224 é relevante para o desenvolvimento económico e para o reforço da atratividade do concelho, pelo facto da fixação de várias empresas naquela zona ter levado a um aumento significativo do tráfego de pesados em vias estreitas e confinadas da freguesia de Pardilhó. 

Como tal, a autarquia manifestou interesse em construir a rotunda e suportar financeiramente o montante correspondente ao valor anteriormente suportado pela concessionária Ascendi com a execução da rotunda na Avenida PACOPAR. 

De acordo com o protocolo, aprovado recentemente pela câmara estarrejense, a empresa pública comparticipará em 494.517€ a execução obra, que está orçada em 651.244,91€ (a que acrescerá o IVA). O valor remanescente será suportado pela autarquia estarrejense, que será a dona da obra e tem a seu cargo o projeto, bem como as expropriações que eventualmente se mostrem necessárias.

Recorde-se que no âmbito da Concessão da Costa da Prata, foi construída pela concessionária Ascendi, uma ligação entre a EN 109 e a EM 558, em Pardilhó, ligação esta conhecida atualmente por Variante à EN 224. 

O projeto de execução contemplava a execução de três rotundas: a primeira na ligação à EM 558, a segunda ao km 0+750 e a terceira ao km 1+750 na ligação com a via municipal de ligação à zona industrial. Durante a fase de construção da Variante à EN224, o Município de Estarreja manifestou interesse em que a Ascendi executasse uma quarta rotunda, na Avenida PACOPAR, em troca da rotunda prevista ao km 0+750.