COVID-19: 75,66% da população adulta inscrita no Centro de Saúde de Estarreja vacinada com a primeira dose

O último balanço do ACES Baixo Vouga, de 5 de agosto, mostra que 18 465 utentes do Centro de Saúde de Estarreja receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19, dos quais 12 892 têm o esquema vacinal completo. Tal corresponde a uma taxa de 75,66% da população adulta inscrita no Centro de Saúde de Estarreja com a primeira dose administrada. Nestes dados não estão contabilizados os utentes aos quais foi administrada a vacina da "Jansen".

terça, 10 de agosto 2021

De acordo com os dados do ACES Baixo Vouga, o Centro de Saúde de Estarreja tem 28 898 utentes inscritos, dos quais 24 404 em idade adulta, logo são os considerados elegíveis para efeitos de vacinação. De notar que não se refere a cidadãos residentes no concelho, mas sim a utentes com médico de família atribuído nesta unidade funcional que podem residir noutros concelhos ou são emigrantes.

O mesmo relatório indica que em todas as faixas etárias a partir dos 45 anos de idade a percentagem de pessoas vacinadas com a 1.ª toma excede os 80%. No grupo populacional a partir dos 65 anos, o processo de vacinação está concluído também acima dos 80%.

O Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, diz-se “muito satisfeito com o brilhante trabalho que vem sendo realizado pelas equipas de enfermagem do Concelho!”

Os utentes com idade igual ou superior a 18 anos, inscritos nas diferentes unidades funcionais do Centro de Saúde de Estarreja, podem recorrer à iniciativa “Casa Aberta”, para serem vacinados, com a primeira dose e sem agendamento prévio, de segunda a domingo, das 08h00 às 13h00.

Estes dados revelam que o concelho de Estarreja já superou o objetivo traçado pelo Coordenador da Task Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal, o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo.