Jovem músico estarrejense vence o Concurso Internacional Jovens Talentos de Sopro e Percussão Online – Covilhã 2021

Rubén Oliveira, 9 anos, aluno no Polo de Estarreja da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, venceu o Concurso Internacional Jovens Talentos de Sopro e Percussão Online – Covilhã 2021, na Classe dos Metais, categoria infantil.

quarta, 21 de julho 2021

Natural de Pardilhó, o jovem trombonista iniciou o seu percurso musical na escola música da Banda Clube Pardilhoense com 7 anos. Passado apenas um ano, integra como músico da banda filarmónica. Em 2020 ingressa no Polo de Estarreja da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro. Na sua curta, mas talentosa carreira artística, além deste prémio, foi finalista no concurso InMusic.

A aposta estratégica do ensino artístico no concelho de Estarreja, iniciada há quatro anos, com a criação do Polo de Estarreja do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, “tem-se revelado uma mais valia para a formação das crianças e jovens de Estarreja e o Rúben é apenas um exemplo dos talentos que se vão brotando e aprimorando graças ao trabalho dos professores e alunos desta escola”, realçou João Alegria, vereadora da educação.  Salientou ainda que “a tradição da formação musical iniciada nas escolas de música das nossas Bandas e demais coletividades é agora alavancada e permite um ensino especializado e de grande qualidade.”

Promovido pela Banda da Covilhã, a 1.ª edição do concurso contou com cerca de 100 participantes. Segundo a organização, a iniciativa pretende “reconhecer e homenagear um trabalho de dezenas de anos das Bandas Filarmónicas na descoberta de talentos nos sopros e na percussão”. Até porque só é possível ver nascer estes talentos, devido ao trabalho incansável dos professores, o apoio dos pais, dos mestres, dos maestros, do bom ambiente nas bandas filarmónicas, academias, conservatórios e escolas.