Programa de Educação Parental Estarreja: “Mais Família, Mais Jovem”

A Biblioteca Municipal de Estarreja recebe esta quarta-feira, dia 21, às 18h30, a apresentação do programa de educação parental “Mais Família, Mais Jovem”, com o objetivo de dar aos pais e/ou outras figuras parentais de jovens, dos 10 aos 18 anos, “ferramentas” e estratégias de apoio para que possam refletir, construir e melhorar os padrões de relacionamento, promovendo ambientes familiares estáveis.

quarta, 21 de julho 2021

“Mais Família, Mais Jovem”, da autoria de Maria Filomena Gaspar, foi construído a partir de dois programas baseados em evidência: o programa Anos Incríveis Básico e o programa Parenting Wisely. E provou ser eficaz a ajudar os educadores a lidar com os desafios típicos da parentalidade nas faixas etárias dos 10 aos 18 anos.

Proporcionar um espaço de reflexão e partilha de experiências acerca da função parental; contribuir com estratégias e alternativas para a resolução de problemas; estimular diferentes tipos de comunicação mais assertivas e eficazes e melhorar a dinâmica familiar são algumas das vantagens da educação parental.

A iniciativa é promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Em Estarreja é desenvolvido pela Associação Humanitária Mão Amiga, AHMA, em parceria com o PISTA - Projeto de Intervenção Social das Terras do Antuã.