25.º AVANCA Film Festival: Estão a chegar os “dias dos filmes” na Vila de Avanca

A Câmara Municipal de Estarreja e o Cine Clube de Avanca apresentaram, na quinta-feira, em conferência de imprensa uma edição especial do AVANCA Film Festival – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia. Com pré-estreia marcada para este sábado no Cine-Teatro de Estarreja (CTE), a 25.ª edição decorre entre 28 julho a 1 de agosto.

sábado, 17 de julho 2021


 

Pré-estreia com filme concerto musicado em tempo real e ao vivo
O festival internacional inicia as celebrações da sua 25.ª edição no CTE, este sábado, dia 17, às 21h, com o espetáculo “Piratas e Sereias, Ostras e Baleias”. Este filme-concerto da Space Ensemble, uma banda bem conhecida do festival Avanca, convida o público a uma viagem pelas profundezas dos oceanos, embalada na magia do cinema de animação. 

Musicado em tempo real e ao vivo por inúmeros instrumentos e coisas absurdas, desde os instrumentos mais clássicos (piano, harpa, saxofone, marimba), aos mais modernos e futuristas (AirFx, theremin, modulares e sequenciadores), juntando a tudo isso uma panóplia de objetos, brinquedos e utilitários que permitem, com muita magia e imaginação, criar os efeitos especiais sonoros que proporcionam uma vivência única das animações. Um espetáculo para ver em família.

Um festival que se tem reinventado 
Quando se chega aos 25 anos, procura-se “encontrar mais um degrau para se crescer, esse é o grande objetivo e também assim foi desenhado o Avanca 2021, que tem algumas coisas muito particulares”, anunciou o diretor do Cine-Clube de Avanca, António Costa Valente.

Para 24 anos de festival, “vamos ter 24 estreias mundiais, ou seja, há 24 filmes que vão ser exibidos pela primeira vez neste festival, algo que nos apraz. O festival vai ter 101 filmes em exibição, também com estreias em Portugal”. Nesta edição, será exibida “uma coleção de filmes que são o reflexo das 24 edições anteriores, uma retrospetiva de todos estes anos, do festival que começou em 1997”, com filmes de todo o mundo, incluindo de Portugal. 

Com um histórico de inovações e a constante preocupação “com o que são os caminhos, suportes e narrativas que podem alterar o cinema”, Costa Valente deu como exemplo, a “primeira vez que um telemóvel teve um filme produzido no espaço europeu”. Foi precisamente em Avanca. “Um exemplo de muitos do que foram estas 24 edições e do que marca este festival.”

Os encontros internacionais irão acontecer este ano em vários espaços. Para além do Cine-Teatro de Estarreja, irão igualmente decorrer no Auditório Paroquial de Avanca, Cinema Vida de Ovar, e de novo em Drive In no centro da freguesia de Avanca. Em 2020, o festival foi pioneiro ao aliar a exibição ao ar livre com os espectadores dentro dos seus carros, projetando filmes de qualidade da competição oficial do festival.

Filmes inéditos em Portugal no grande ecrã a partir do dia 28
A partir do dia 28 de julho, pode acompanhar todas as competições que vão acontecer nas categorias de curtas e longas-metragens de ficção e animação; documentários; vídeo experimental; filmes em realidade virtual 360°, narrativos ou experimentais, mas sem interatividade; videoclipes e trailers; assim como obras produzidas ou filmadas na região, que integram a “Competição AVANCA”.

Competição AVANCA: 14 filmes produzidos na região
Costa Valente destaca a “Competição AVANCA”, este ano com “14 filmes que foram produzidos aqui, o que é particularmente emblemático e que significa que é resultado de uma escolha, é sequência dos últimos anos, em que tem havido produção efetiva e eficaz, que envolve filmes de ficção, animação, documentários e de carácter experimental.”

O Avanca Pitch Session começou o ano passado e vai acontecer de novo no Cine-Teatro de Estarreja, com a apresentação de 15 projetos de filmes que poderão estar presentes nas futuras edições do Avanca.

“Capacidade, resiliência e vontade de fazermos um grande festival, que tal como a terra também é grande” têm sido os ingredientes destes 24 anos de festival constituído por uma “equipa que se tem construído e reforçado ao longo dos anos”, concluiu o mentor do evento.

25 anos de maturidade
O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, aplaudiu os “25 anos de maturidade” do Avanca Film Festival que “cada vez mais eleva o nome de Avanca e o concelho de Estarreja.” 

Para o autarca “é notável a quantidade de filmes que são submetidos, ano após ano, ao exigente júri do Avanca, na ordem dos 2 a 3 mil filmes. Temos países dos quatro cantos do mundo, desde o Brasil, à Ucrânia, à Macedónia, dos EUA ao Canadá. O AVANCA fica nas bocas do mundo pelos melhores motivos, este é um evento de profunda qualidade cultural”.

Centro de produção cinematográfica e audiovisual
A Vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto, sublinhou o “privilégio que é para o Município de Estarreja poder contar com este agente criativo” e “podermos ter aqui, no nosso território, a mais valia de um centro de produção cinematográfica e audiovisual, que é uma referência no país e no mundo, dada a quantidade de filmes e produções que tem saído deste nosso território e da vila de Avanca em particular.” 

Na sessão foi assinado o protocolo de colaboração que estabelece a parceria entre o Município de Estarreja e o Cine-Clube de Avanca, e através do qual a Câmara Municipal comparticipa com 25 mil euros a edição de 2021.

Em 2019, foi criado o Avanca Film Fund “que vem reforçar ainda mais a importância deste cluster e desta indústria criativa. Todos os que queiram vir e queiram produzir aqui os seus filmes, têm aqui esta oportunidade, com um reforço de 10 mil euros por ano para este fim”. 

 

 

 

Durante os dias do Avanca Film Festival, todas as exibições irão decorrer na salvaguarda das medidas de segurança que a presente pandemia obriga e com base nas orientações e recomendações da DGS e do Governo.

O AVANCA é uma organização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja e vem acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.