Combater o uso excessivo do plástico
No Dia Internacional sem Sacos de Plástico (3 de julho), a Câmara Municipal de Estarreja promoveu uma ação de sensibilização ambiental focada nas alternativas à utilização de sacos de plástico, que decorreu no Mercado Municipal.
Promovendo-se o contacto com os consumidores, foram distribuídos sacos reutilizáveis para as compras e sacos de rede para a fruta e legumes. Planear a ida às compras e sair de casa acompanhado deste tipo de sacos evita a utilização de sacos de plástico, reduzindo o consumo e a produção de lixo.
Nesta luta todas as ações contam, seja pelo exemplo ou através da sensibilização para esta urgente problemática. O Município agradece a todos os que aceitaram o desafio, na esperança que os sacos entregues tenham muito e bom uso!
Planeie. Reutilize. Poupe recursos. Preserve os Oceanos.
Mais medidas: mais comportamentos sustentáveis
Sabia que cada europeu consome 500 sacos de plástico por ano? E que demoram séculos a degradarem-se?
Para a autarquia é urgente mudar os hábitos de consumo e, por isso, implementou uma estratégia de sensibilização ambiental dirigida a consumidores e comerciantes.
Iniciativas implementadas pela Câmara Municipal para a promoção da sustentabilidade:
- Campanha de sensibilização junto dos consumidores e oferta de sacos reutilizáveis
- Campanha de sensibilização junto dos comerciantes e oferta de sacos em cada dia de mercado para recolha seletiva de resíduos na origem
- Instalação de 4 ilhas seletivas de resíduos no recinto da feira para a correta gestão
Posteriormente, os resíduos são recolhidos pela equipa municipal de higiene e limpeza urbana e entregues no Eco Centro.
Desde julho de 2020, com a implementação de um sistema de recolha seletiva de resíduos no Mercado e Feira, foram recolhidas 2 toneladas de embalagens de plástico e 3 toneladas de papel e cartão.