"Semana Escola Aberta” na Escola Padre Donaciano de Abreu Freire

Nos dias 12, 14, 16 e 19 de julho, das 17h30 às 18h00, o PISTA - Projeto de Intervenção Social das Terras do Antuã, em parceira com a Associação de Pais da Escola Padre Donaciano de Abreu Freire, promove a “Semana Escola Aberta”.

quinta, 08 de julho 2021

Dirigida aos alunos que, no próximo ano letivo, frequentarão o 1.º e o 5.º ano, a iniciativa pretende dar a conhecer o espaço escolar, os principais serviços e alguns funcionários. A organização acredita que “desta forma estará a contribuir para o sucesso da transição escolar, promovendo uma melhor adaptação à nova escola, diminuindo os níveis de ansiedade nos pais e nas crianças.”

Todos os participantes receberão ainda um guia com as principais informações sobre a escola. As visitas decorrerão em dias previamente marcados, a horas específicas, e as inscrições já esgotaram.

Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 4G), promovidos pelo Instituto da Segurança Social, I.P. na qualidade de Organismo Intermédio e financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), têm como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito diferentes agentes e  recursos localmente disponíveis, constituindo‐se como um instrumento de  combate à exclusão social. O Município de Estarreja foi convidado a promover esta tipologia de operação, tendo escolhido o Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó como Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP) e Entidade Local Executora das Ações (ELEA).  Estarreja viu a sua candidatura aprovada à 4.ª geração deste programa, regulamentada pela Portaria n.º 229/2018 de 14 de agosto. Assim nasceu o PISTA - Projeto de Intervenção Social das Terras do Antuã, que dinamiza ações integradas no Eixo 2: intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil.