Apresentação do Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade - Canelas 2021

segunda, 05 de julho 2021

Realizou-se na ultima sexta-feira, no Cine Teatro de Estarreja, a conferência de imprensa de apresentação do Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade, que se realiza de 18 a 25 de julho, em Canelas. No evento estiveram presentes o presidente da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), Luís Sénica, o presidente da Câmara Municipal de Estarreja CME), Diamantino Sabina, o tesoureiro da Associação de Patinagem de Aveiro (APA), Sérgio Araújo e João Afonso, Vice-presidente para a Patinagem de Velocidade do Arsenal de Canelas.

Luís Sénica realçou que acredita "nesta organização" e afirmou estar "fortemente e espiritualmente convicto que a nossa seleção vai ser capaz de grandes feitos nesta competição, impulsionada por todos que se envolveram na magia de edificar uma competição com estas características"

Para o presidente da FPP, "este é um evento que vai muito para além da pista", estando certo de que "a imagem do concelho de Estarreja, das suas gentes acolhedoras, assim como da gastronomia local e das suas belezas paisagísticas, ficarão na memória de todos os intervenientes da competição". Luís Sénica sublinhou ainda que "o que vamos viver em Canelas, entre o dia 18 e 25 de julho é pura magia, diria mesmo, transcendência", desejando que este seja um campeonato da Europa «transcendente, mas ético».

O presidente da CME, Diamantino Sabina, reconheceu que este "é um evento de grande importância desportiva" para um concelho cuja autarquia aposta "muito no desporto", realçando os atletas de várias modalidades medalhados da região "fruto deste empenho e investimento municipal - que faz parte da nossa cultura desportiva - no apoio à formação"

Para o edil, "provavelmente teremos em Canelas, senão o melhor, dos melhores complexos de patinagem de velocidade no país. É evidente que isto requer investimento, requer muito boa vontade e requer uma parceria saudável que sempre houve entre o Arsenal de Canelas e a CME"

Sérgio Araújo referiu que "é um orgulho muito grande para a Associação de Patinagem de Aveiro ter a realização do Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade" e aproveitou para agradecer à FPP "a confiança que depositou no Canelas e na APA" e ao presidente da câmara de Estarreja "o apoio e a facilidade que tem dado em colaborar com estas atividades". No que diz respeito à competição, acredita que "será uma mais-valia para os clubes de Aveiro, no sentido da divulgação da modalidade e na captação de novos praticantes para a patinagem no seu todo"

O representante do Arsenal de Canelas, João Afonso, fez questão de frisar no facto dos dois clubes de Patinagem de Velocidade de Estarreja, decidiram treinar em conjunto e que "esta união em termos de treinos fez com que a qualidade em termos de patinadores viesse ao de cima", dando o exemplo que, na convocatória da seleção portuguesa para este campeonato da europa, "1/4 dos atletas, são do concelho de Estarreja".

Ana Montenegro, Maria Silva, Margarida Sousa, Gabriel Luz, João Afonso e Ricardo Esteves foram os Arsenalistas convocados para o Campeonato Europeu, aos quais se junta João Branco, do CCDVeiros. Gonçalo Matos, treinador dos dois clubes estarrejenses, integra a Equipa Técnica Nacional.

Assinado contrato programa para comparticipação municipal do evento

Durante a sessão, a Câmara Municipal e o Arsenal de Canelas assinaram o Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo, para apoio na organização do Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade – Canelas 2021, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo - Subprograma de apoio a projetos e ações pontuais/especiais. A comparticipação financeira da Câmara de Estarreja corresponderá a 75% do valor das despesas apresentadas, até ao valor máximo de 60.000,00€.

O Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade realiza-se de 18 a 25 de julho, com o seguinte programa:
• Dia 18: Cerimónia de abertura
• Dias 19, 20 e 21: Provas de pista
• Dia 22: Descanso
• Dias 23 e 24: Provas de Estrada
• Dia 25: Maratona

As inscrições das seleções ainda decorrem, esperando-se a participação de pelo menos 12 seleções e mais de 300 atletas.