Mercado Antigo comemora 30 anos

As Festas de Santo António começam esta sexta-feira

Com um sabor diferente e um programa adaptado, , com um plano de contingência aprovado pela autoridade de saúde pública local, começam este fim de semana as Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja. Este primeiro dia fica marcado pela inauguração de duas exposições.

sexta, 04 de junho 2021

30 anos a recriar a nossa história. A primeira recriação do Mercado Antigo remonta a 1991. Ao longo dos anos, esta tradição foi- se consolidando, sendo hoje um dos momentos altos das Festas de Santo António, da Cidade e do Município. Este ano, devido às restrições por causa da pandemia COVID-19, não se realizará o habitual Mercado Antigo, mas a Câmara Municipal de Estarreja assinala a data com um conjunto de iniciativas que terão lugar este fim-de-semana.

Este 30.º aniversário do Mercado Antigo é assinalado com uma exposição em vários locais da cidade. “30 anos de Mercado Antigo” vai estar presente no Edifício dos Paços do Concelho, Biblioteca, Praça Francisco Barbosa e Avenida Visconde de Salreu. A inauguração está marcada para as 17h00.

A Praça Francisco Barbosa será o palco das iniciativas deste fim de semana. Amanhã, sábado, dia 5, às 21h, “Sebastião Antunes & Quadrilha” junta-se à celebração dos 30 anos do Mercado Antigo e apresenta o mais recente trabalho “Perguntei ao Tempo”. No domingo, dia 6, haverá uma recriação dos Quadros Vivos do Mercado Antigo, pelas 11h, com a participação dos grupos e ranchos folclóricos do concelho. As entradas são gratuitas, mas sujeitas a levantamento obrigatório de bilhete, mediante lotação do recinto

Este sexta-feira, às 18h00, é ainda inaugurada na Casa Municipal da Cultura a exposição “Um altar a Santo António”, a homenagem do artista plástico estarrejense Joakin Pereyra, ao Santo Padroeiro de Estarreja.

Tasquinhas em casa

Mantém-se a tradição das Tasquinhas, mas em formato take away. Este ano, pode degustar em casa a gastronomia regional e as melhores iguarias confecionadas pelas seguintes coletividades participantes: Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”, ACRES Vai Quem Quer, Associação Desportiva Arsenal de Canelas, Samba Tribal – Associação Recreativa e Cultural e GRES Trepa de Estarreja. As reservas são feitas diretamente junto das coletividades. Mais informações aqui.

Entre 4 a 13 de junho, haverá concursos, exposições, concertos, recriações, apresentação de livro, sessões de leitura e tasquinhas em casa.

Depois do interregno em 2020 e agora com o desconfinamento em curso, os festejos estão de volta, embora com várias adaptações e garantidas todas as precauções por causa da COVID-19. O programa foi adaptado, não se realizarão eventos para grandes públicos, mas haverá Festas de Santo António entre 4 a 13 de junho.

PROGRAMA DAS FESTAS DE SANTO ANTÓNIO DE ESTARREJA

27 de maio a 13 de junho, Estabelecimentos aderentes do comércio tradicional
Concurso Montras de Santo António de Estarreja

4 a 13 de junho, Átrio dos Paços do Concelho, Biblioteca, Praça Francisco Barbosa e Avenida Visconde de Salreu
Exposição “30 anos do Mercado Antigo”
Inauguração dia 4, 17h00

4 de junho a 11 de julho, Casa Municipal da Cultura
Exposição “Um Altar a Santo António”, de Joakin Pereyra
Inauguração dia 4, 18h00

5 de junho, 21h00, Praça Francisco Barbosa
Concerto Sebastião Antunes & Quadrilha*

6 de junho, 11h00, Praça Francisco Barbosa
Quadros Vivos do Mercado Antigo*

7 e 8 de junho, Cine-Teatro
Sessões de Narração Oral, com Estefânia Surreira
Público-alvo: IPSS do concelho

10 de junho, 10h30, Cine-Teatro
Apresentação do livro “Criação de Cavalos para a Remonta o Exército – Ordenanças, Milícias e Guerra Peninsular”*

Salão das Festas**, 21h00, Cine-Teatro
Dia 10 Step by Step
Dia 11 Samuel Úria
Dia 12 Cais Sodré Funk Connection convidam Paulo de Carvalho

12 de junho, 11h-13h/ 15h-19, RTP1 e RTP Internacional
Programa Aqui Portugal

13 de junho
15h00 Cine-Teatro Sessão Solene do Dia do Município*
17h00 Praça Francisco Barbosa Missa Campal
21h00 Cine-Teatro Concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras, com o Maestro Cláudio Ferreira e a Solista Inês Pinto*

* Entrada gratuita, sujeito a levantamento obrigatório de bilhete, mediante lotação do recinto/sala
** Passe Salão das Festas: 10€ | Bilhete por concerto: 5€

Toda as atividades das Festas de Santo António, da Cidade e do Município seguirão as orientações da DGS para salas de espetáculos, outros espaços culturais e programação ao ar livre.

Consulte aqui o programa completo das Festas de Santo António.