Apresentação do livro “O Estado Novo e a África do Sul na defesa da Guiné” do estarrejense José Matos em coautoria com Luís Barroso

Amanhã, dia 26, às 19h00, o Cine-Teatro de Estarreja será palco da apresentação do livro “O Estado Novo e a África do Sul na defesa da Guiné”, de José Matos em coautoria com Luís Barroso.

terça, 25 de maio 2021


Este livro, que resulta de uma investigação iniciada em 2013, pretende estabelecer a ligação entre o esforço de guerra de Portugal na Guiné e o apoio financeiro que a África do Sul disponibilizou a Portugal no início de 1974, no âmbito do estabelecimento de uma aliança militar entre Portugal, Rodésia e África do Sul. O objetivo era combater os movimentos de guerrilha em Angola e Moçambique.

Editado em 2020, o livro baseado em informações de documentos portugueses e dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e Defesa franceses, relata o pedido de ajuda à África do Sul, que concedeu ao País um avultado empréstimo para financiar a guerra nas grandes colónias austrais e, sobretudo, para evitar o colapso militar na Guiné.

São os meandros desta estratégia que se pretende traçar no livro do estarrejense José Matos e Luís Barroso, tendo como finalidade descrever em que consistiam e em que contexto é que ocorreram.

José Matos é investigador independente em História Militar e tem feito investigação sobre as operações da Força Aérea na Guerra Colonial portuguesa, principalmente na Guiné. É colaborador regular em revistas europeias de aviação militar e de temas navais. Colaborou no livro “A Força Aérea no Fim do Império” (Âncora Editora, 2018).

Este evento é de participação gratuita, sujeito a levantamento obrigatório de bilhete.