Escola Prof. Dr. Egas Moniz hasteia bandeira Eco-Escolas

Em 2021, todas as escolas do concelho receberam o galardão “Bandeira Verde Eco-Escolas”, o que traduz o envolvimento das diversas comunidades escolares dos diferentes níveis de ensino, bem como de toda a comunidade educativa.

quinta, 06 de maio 2021

No dia 20 de abril, a Escola Prof. Dr. Egas Moniz, em Avanca, hasteou a “Bandeira Verde Eco-Escolas”, referente ao ano letivo 2019/2020, pelo trabalho desenvolvido pela comunidade escolar para tornar mais sustentável o dia a dia da escola e para alertar para a importância da proteção ambiental.

A Educação Ambiental é um dos pontos fortes da ação do Município de Estarreja. O vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, realçou que a autarquia estará sempre atenta e disponível para colaborar em projetos cujos objetivos sejam a promoção da sustentabilidade ambiental, referindo ainda que os jovens são elementos fundamentais para que os comportamentos sejam alterados, e as metas definidas sejam uma realidade num futuro próximo.

Jorge Ventura, diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, enalteceu o orgulho sentido por todo o público escolar na distinção recebida, fruto de um trabalho constante ao longo do ano entre professores, alunos e auxiliares, para que as questões referentes à preservação do ambiente sejam cada vez mais uma prática assídua na vida quotidiana de todos.

Na cerimónia foram apresentadas as atividades dinamizadas ao longo do ano letivo e foram entregues os prémios concurso de fotografia “Safari fotográfico”, cujo objetivo era promover o conhecimento da biodiversidade na freguesia de Avanca. E os delegados e subdelegados de cada turma leram e penduraram as frases que elaboraram e que constituem o eco-código.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.