Criada Plataforma de Integração de Catálogos e utentes das 11 Bibliotecas da Região de Aveiro

terça, 04 de maio 2021

Desde abril, está disponível um catálogo coletivo conjunto das onze bibliotecas municipais da Região de Aveiro, bem como a constituição de uma base única de registo de utilizadores.

Após o preenchimento de um formulário próprio, e sua submissão por uma das onze bibliotecas, o utente fica habilitado à requisição em toda a rede regional.

Através desta nova plataforma digital http://bibliotecas.regiaodeaveiro.pt, poderão ter acesso a todos os documentos (cerca de 470.000) existentes nas bibliotecas municipais de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Criada no âmbito do RAD - Região de Aveiro Digital, trata-se de uma ferramenta de disponibilização de serviços de valor acrescentado aos utentes e de eficiência de gestão municipal e intermunicipal.

Bibliotecas da Região de Aveiro mais acessíveis
No âmbito da Rede de Bibliotecas Municipais da CIRA – Região de Aveiro foi identificado como estratégico, para o processo de promoção da leitura e fruição alargada desses equipamentos, a disponibilização aos seus utentes de um acesso único aos conteúdos existentes nas diferentes bibliotecas da região, bem como a facilitação do registo de utentes.

A plataforma para a gestão integrada das bibliotecas municipais e escolares visa aumentar a eficácia dos processos de registo de utilizadores e a consulta dos catálogos de conteúdos disponibilizados por todas, reduzindo o tempo média de pesquisa e possibilitando o acesso a número mais elevado de recursos, facilitando, em simultâneo, a gestão dos processos de partilha e empréstimos, entre bibliotecas, que atualmente ocorrem.

Criado catálogo coletivo intermunicipal

No sentido de agilizar e simplificar e constituição de catálogo coletivo das bibliotecas municipais e escolares da Região de Aveiro, foi constituída uma base única bibliográfica.

Permite disponibilizar um portal de pesquisa dos diferentes conteúdos das diferentes bibliotecas, com a integração de dados dos 11 sistemas no comum catálogo coletivo das bibliotecas municipais e escolares da Região de Aveiro.

Gestão integrada de utilizadores

De modo a facilitar novas inscrições e a uniformizar essa informação, foi criada uma base única de registo de utente. Através de formulário próprio da Rede de Bibliotecas Municipais da CIRA, o interessado faz a sua pré-inscrição em linha. No sentido de cruzamento de informação sobre a utilização local de cada utente e uniformização de condições de acesso, a base central disponibiliza mecanismos de gestão e atualização do estado de validade do utente na rede.

O projeto foi desenvolvido no âmbito da operação Região de Aveiro Digital e foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Centro 2020. O seu desenvolvimento foi contratado à empresa WECUL - Sistemas de Informação pelo valor de 47.970,00€, estando disponível na internet através do endereço http://bibliotecas.regiaodeaveiro.pt.

Os 11 municípios que integram a CIRA possuem uma longa tradição de trabalho conjunto, na busca das melhores soluções para o desempenho individual e coletivo, que promova o desenvolvimento e identidade da região.