“ESTA Integra” renova candidatura

quinta, 29 de abril 2021

Foi aprovada a candidatura do Município de Estarreja ao Programa Escolhas 8G. A nova geração do projeto “ESTA Integra” vigorará até final de 2021, sendo renovável até final de 2022, e tem um financiamento de 105.600€. O “ESTA Integra - E8G” teve início a 1 de abril e tem como destinatários as comunidades ciganas e imigrantes na Freguesia de Avanca e na União de Freguesias de Beduído e Veiros.

A Câmara Municipal de Estarreja, em consórcio com o Centro Paroquial de Avanca (entidade gestora), Agrupamento de Escolas de Estarreja, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Cerciesta, Associação de Solidariedade Estarrejense e Junta de Freguesia de Avanca, promoveu a candidatura ao Programa Escolhas 8G, dando continuidade ao projeto que começou a ser desenvolvido desde 2016.

A intervenção deste projeto é focalizada nas crianças, jovens e adultos provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, nos quais sobressaem problemáticas na área da educação e formação, tais como o insucesso e absentismo escolares e o abandono escolar precoce.

O Plano de Atividades, dinamizado em período letivo e nas interrupções letivas, desenvolve um conjunto de atividades (por diversos técnicos – equipa técnica e técnicos dos diversos parceiros do consórcio) que concretizem as duas medidas que foram submetidas na Candidatura: Educação, Inclusão Digital, Formação e Qualificação; Dinamização Comunitária, Saúde, Participação e Cidadania.

O ESTA Integra E8G, promovido pela Câmara Municipal, pretende intervir junto da comunidade cigana e imigrante, tendo como principal objetivo a inclusão social, promovendo igualdade de oportunidades na educação e no emprego.

Imagem: ESTA Integra