Autarquia apoia o ALAVANCA – Festival de Teatro de Avanca

É o único festival de teatro realizado em Estarreja e volta a contar com o apoio da Câmara Municipal. O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, no passado dia 15, um apoio, em espécie, no valor de 2.584,83 € para a realização do ALAVANCA – Festival de Teatro de Avanca, na área da programação e da comunicação do evento.

quinta, 29 de abril 2021

A autarquia, desde a 1.ª Edição, tem colaborado com a Companhia de Teatro KOMPINXAS na realização do ALAVANCA – Festival de Teatro de Avanca e, nesta 2.ª edição, continua a apoiar esta organização, na perspetiva de valorizar o território e os seus agentes culturais, educativos e criativos, fomentando o envolvimento e participação da comunidade, dando, assim, corpo aos princípios orientadores da política cultural do Município de Estarreja.

O Festival teve início no último fim-de-semana, no Auditório Paroquial de Avanca, com uma adesão muito positiva do público, e continua esta sexta-feira, com o espetáculo CAR12, que marca a reabertura do CTE, sendo este o primeiro ciclo de uma programação que se estende até ao final do ano.

Este ano com o apoio da Direção Geral das Artes, o ALAVANCA – Festival de Teatro de Avanca configura-se como mais uma oportunidade para projetar e valorizar os agentes culturais locais, consolidando a política cultural do município, particularmente na área das artes performativas.

A valorização desta iniciativa passa também pela capacidade de mobilização dos diferentes agentes locais; pelo desenvolvimento territorial integrado, em que se pretende aliar a cultura, o desporto, a criatividade, a educação e a economia; pelo envolvimento do público escolar e da comunidade em geral, potenciando a educação pela arte e a aprendizagem criativa; pelo contributo do Festival para a consolidação das relações de confiança com a comunidade, através da captação, qualificação e formação de novos públicos; e ainda pelo reconhecimento da importância e da qualidade do Festival pela Direção Geral das Artes.